Torne-se perito

PS à procura de uma esquerda

Foto
Os discursos mais ideológicos vieram de figuras proeminentes no PS de Sócrates, como Francisco Assis ADRIANO MIRANDA

"Igualdade, Liberdade, Solidariedade." Estas as palavras que estavam escritas no primeiro pano que fazia o fundo do palco do Congresso, que voltou a decorrer num cenário vermelho e a ter como lema "as pessoas estão primeiro". Os sinais eram claros e indiciavam a intenção de António José Seguro de recolocar o partido à esquerda. Agora na oposição de novo, o PS tem que reaprender o seu lugar. E o tom de debate e de abertura à diversidade de opiniões e de propostas, que tinha sido prometida, concretizou-se.

Foi possível ver o PS a iniciar o caminho da tentativa de redefinição política e ideológica. Um início de debate ainda confuso, ainda hesitante, mas em que foi notória a diversidade de posições sobre o modelo de organização social a defender e de proposta política a apresentar à sociedade. E foram visíveis já linhas de clivagem nítidas na forma de pensar a social-democracia.

Uma mais socioliberal, ainda herdeira da Terceira Via introduzida por António Guterres, continuada por Ferro Rodrigues e potenciada por José Sócrates. Outra linha, fiel à tradição social-democrata, subiu ao palco do Congresso, logo na manhã de sábado pela voz de Maria de Belém Roseira, a presidente do partido, que fez questão de afirmar que "o progresso nunca é irreversível", pelo que se vive um risco de "retrocesso de civilização", numa época em que "o homo economicus pretende absorver o homo sapiens", colocando "a pessoa humana ao serviço da economia" e desconstruindo os Direitos Humanos.

A mesma crítica ao neoliberalismo teve mais três momentos altos. Manuel Alegre subiu ao palco para um importante discurso de defesa da igualdade, enquanto valor central da esquerda, e a necessidade de não esquecer que o socialismo nasceu para combater "a injustiça inerente ao capitalismo". Ana Gomes centrou-se na corrupção e na crise europeia, defendeu o regresso do papel regulador da política sobre a liberdade de mercado. Pedro Nuno Santos fez a intervenção mais ideológica e mais à esquerda de todo o congresso, lembrando que a "direita já ganhou há muito tempo" no plano do debate de ideias, convencendo "até alguns socialistas". E fez uma veemente defesa de que a social-democracia e a esquerda passam pela defesa do Estado-Providência. Mas também pela defesa da igualdade e dos direitos e pelo papel central da organização do trabalho e pela defesa dos direitos laborais. Para rematar: "O maior combate do PS é derrotar a direita no campo das ideias, antes sequer de pensar em voltar ao poder."

Do lado socioliberal e da herança de Sócrates, posicionou-se a maioria dos oradores. É certo que todos falam em esquerda e em socialismo, mas num socialismo assente na defesa do que consideram ser o Estado Social: Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde e escola pública. Os discursos mais estruturados e mais ideológicos vieram de figuras proeminentes no PS de Sócrates: Francisco Assis, António Costa, Pedro Silva Pereira e Vieira da Silva. E ideia central foi a da necessidade de seguir "by the book" o Memorando da troika.

Já Seguro manteve o compromisso de cumprir o Memorando da troika e defendeu o Estado-Providência. Mas foi mais longe. Falou de "verdadeira social-democracia" e não deixou de fora a defesa dos direitos laborais. Mais: foi explícito a pedir o aprofundamento do federalismo europeu, a revisão dos tratados e soluções como as eurobonds.

Os alinhamentos ideológicos deste congresso nem sempre coincidiram com os grupos partidários e as tendências em que se inserem os militantes e dirigentes socialistas. Exemplo disso é Vieira da Silva, que surgiu na lista para a comissão nacional de Seguro. Mas este congresso foi o da arrumação da herança de Sócrates também em termos de direcção. E é clara a organização de um grupo de herdeiros de Sócrates em torno de Assis e de Costa. Um reagrupar que beneficia até do regresso do clima de liberdade que se viveu neste congresso.

Mas era notória nas conversas de bastidores a expectativa sobre o que será o "novo ciclo" do PS. Até em termos de duração. Ou seja, quanto durará e como acabará a crise europeia e até que ponto uma implosão do euro fragmentará os poderes na Europa e em Portugal, no Governo e na oposição?

Jornalista (sao.jose.almeida@publico.pt)

Sugerir correcção