Outros fados no Porto

Casa de fado mais antiga do Porto reabriu há poucos meses

No início do ano, no Teatro São Luiz, em Lisboa, o fado apresentou a sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade. Está previsto para Novembro o anúncio da decisão da UNESCO, mas, seja qual for o resultado, já pouco se duvida da importância do fado para a cultura portuguesa. "O fado é uma das nossas expressões mais identitárias e quase iconográficas", disse no dia da apresentação a ex-ministra da Cultura Gabriela Canavilhas. No Porto, há vários espaços onde se pode ouvir fado (e jantar ao mesmo tempo).

Casa da Mariquinhas

Rua de São Sebastião, 25-27

Quando a Casa da Mariquinhas abriu, em 1968, o Porto era ainda uma cidade deserta de fado. Debaixo da muralha fernandina, com vista para a Sé, esta casa veio inaugurar uma tradição na cidade. Há dez anos fechou e chegou a fundionar como um armazém, mas desde Maio que se encontra aberta. Por lá já passaram figuras como Amália Rodrigues e Alfredo Marceneiro. A Casa da Mariquinhas retomou as sessões de fado profissional, sempre às sextas e sábados.

Casa de Santo António

Rua de S. Bento da Vitória, 80

Chamam-lhe Tasca Gourmet - a culpa é da placa, que privilegia essa designação à original Casa de Santo António. Entre petiscos refinados, há por lá fado, sempre na primeira quinta do mês. No espaço, reaberto há quase dois anos, têm passado conhecidos fadistas da cidade.

O Fado

Largo de São João Novo, 16

O nome não engana: este espaço é totalmente dedicado ao fado. De segunda a sábado, à hora de jantar, há sempre fado a acompanhar a comida tradicional portuguesa.

Maus Hábitos

Rua de Passos Manuel, 178, 4.º

É um dos parceiros do projecto Poesias Sonoras e Dado em Tempo Real, e não é por acaso: nos últimos tempos, o Maus Hábitos tem dedicado tempo à mais típica canção portuguesa. Pode optar por ouvir enquanto janta no espaço ou ir apenas pelo fado. Até Setembro, há sessões garantidas.

Mal Cozinhado

Rua do Outeirinho, 11

De segunda a sábado, o Mal Cozinhado mantém a tradição de ouvir fado enquanto se janta. O restaurante está instalado num edifício do século XIV e tem bustos em bronze de fadistas consagrados.

Sugerir correcção