FC Porto goleou para chegar ao "deca"

Foto
Jogadores celebram a conquista do 20.º título, o 10.º consecutivo RUI GONÇALVES/

Triunfo por 5-1 sobre a Oliveirense deu décimo campeonato consecutivo à formação portista, empatando com o Benfica em número de títulos

2011 tem sido um ano de festa permanente para os adeptos do FC Porto em todas as modalidades. No futebol, o clube portista ganhou a Supertaça (ainda em 2010), o campeonato, a Liga Europa e a Taça de Portugal, mas foi também campeão nacional em andebol e basquetebol, este título conquistado na quinta-feira. Ontem, de novo no pavilhão Dragão Caixa, o FC Porto deu mais um motivo aos adeptos para celebrarem, conquistando o seu décimo título nacional consecutivo em hóquei em patins, com um triunfo por 5-1 sobre a Oliveirense.

À entrada para a última ronda, o FC Porto estava em igualdade pontual (79) com o Benfica e ambas as equipas podiam chegar ao título, sendo que os portistas, em caso de novo empate, teriam sempre vantagem no confronto directo. Foi o que aconteceu - ambos venceram e somaram 82 pontos -, mas, enquanto o Benfica parecia tranquilo no jogo com o Porto Santo (venceu por 8-4), a formação orientada por Franklim Pais começou por sentir algumas dificuldades frente aos homens de Oliveira de Azeméis, bem comandados pelo seu treinador-jogador Tó Neves, antiga glória portista, que deverá regressar ao seu clube de sempre na próxima temporada.

Foi só no final da primeira parte que o FC Porto conseguiu chegar ao golo, num penálti convertido por Reinaldo Ventura, que falharia novo castigo no minuto seguinte. O marcador voltou a funcionar logo no início da segunda parte, com um golo de Pedro Moreira para os portistas, e Tó Neves reduziu de imediato, mas foi esta a única vez que a Oliveirense conseguiu bater Edu Bosch. O FC Porto repôs a vantagem de dois golos por Gonçalo Suissas e o espanhol Pedro Gil dilatou o marcador na sequência de um livre directo para fechar o folgado triunfo portista e dar mais brilho à festa das mais de duas mil pessoas que preenchiam as bancadas do pavilhão.

Desde 2002 que o campeonato nacional de hóquei em patins não conhece outro vencedor que não seja o FC Porto, que, depois de ontem, igualou o Benfica em número de títulos conquistados (20). Neste decacampeonato foram quatro os que estiveram em todos: o treinador Franklim Pais e os jogadores Reinado Ventura, Filipe Santos e Edu Bosch.

Após o final da temporada, sobem de divisão Infante de Sagres, Paço de Arcos, Riba de Ave e Tigres de Almeirim, por troca com os despromovidos Juventude de Viana, Sp. Tomar, Cambra e Limianos.20 títulos

8

7

4

3

3

3

1

1

1

Sugerir correcção