Torne-se perito

PSP condenado por homicídio contra vontade do juiz

Foto
Irmão de RUI GAUDÊNCIO

Decretados 20 meses de pena suspensa para polícia que matou MC Snake. Família está satisfeita mas ainda aguarda um pedido de desculpas

O agente da PSP que, em Março do ano passado, matou a tiro o rapper MC Snake foi ontem condenado, em Lisboa, a 20 meses de pena suspensa. A decisão de responsabilizar o polícia pelo crime de homicídio por negligência grosseira foi assumida pelos dois juízes que coadjuvaram o juiz-presidente, pois este mostrou-se favorável à absolvição.

Nuno Moreira, o polícia que teve de responder em tribunal depois de ter alvejado Nuno Manaças Rodrigues, mais conhecido por MC Snake, deverá manter-se em funções na PSP, presumivelmente nos serviços administrativos que tem desempenhado numa esquadra do Porto. De acordo com o seu advogado, Santos Oliveira, o polícia aguarda agora a conclusão do inquérito interno que lhe foi instaurado na PSP, sendo que a decisão final, por não contemplar uma condenação superior a três anos de prisão, nunca deverá passar pela expulsão.

A decisão de condenar o polícia agradou, em parte, à família da vítima. À saída do tribunal, o irmão de MC Snake, Jorge Rodrigues, congratulou-se pela condenação, mas lamentou que o agente Nuno Moreira não tivesse seguido o exemplo de outros agentes e oficiais, que terão apresentado condolências e desculpas à família. "O facto de nunca ter pedido desculpa só demonstra que não se arrepende. Para mim, foi julgada apenas a versão da polícia. Esta decisão deixa no ar um grande ponto de interrogação: será que ele [o irmão] fugiu?", interrogou o familiar, não querendo adiantar, por enquanto, se a família vai ou não recorrer da sentença.

A mesma incógnita permanece em relação a Nuno Moreira. Santos Oliveira diz que esse será um tema a debater mais tarde com o seu constituinte. O advogado preferiu antes chamar a atenção para o facto de ser necessário que, a breve trecho, alguém assuma os modelos de policiamento e intervenção policial dos agentes. "A sociedade civil tem que dizer que policiamento quer, porque este processo não é apenas relativo à morte de uma pessoa, mas antes encerra uma noção de conceito de ordem pública", salientou.

A morte de MC Snake ocorreu na madrugada de 15 de Março do ano passado. O músico, residente em Chelas, terá sido mandado parar pela polícia na zona das Docas de Santo Amaro. Terá desobedecido, por motivos não totalmente esclarecidos, sendo perseguido por pessoal da PSP. Após várias simulações de que iria por fim respeitar a ordem de paragem, acabou por ser bloqueado na Radial de Benfica. Nessa ocasião terá, uma vez mais, feito tenção de voltar a fugir. Foi então que o agente Nuno Moreira, invocando o comportamento imprevisível da vítima, efectuou disparos para o ar e para a viatura, causando-lhe morte imediata.

No decurso do julgamento, ficou ainda provado que a maior parte do efectivo da PSP não se sente preparado para utilizar armas de fogo, uma vez que os treinos serão insuficientes.

Sugerir correcção