A noite em que Cristiano Ronaldo se tornou inesquecível

Foto
Cristiano Ronaldo

Português marcou dois golos na goleada do Real Madrid (8-1) e tornou-se o melhor marcador de sempre na Liga espanhola, com 40 golos

Daqui a 50 anos irá falar-se de Cristiano Ronaldo e destes números monstruosos ligados aos seus golos, como ainda hoje se fala de Telmo Zarra, ele que em 1951 terminou a época com 38 golos. E ninguém esquece Hugo Sánchez, que em 1990 igualou essa marca. Mas Ronaldo chegou aos 40, apontou dois na goleada de ontem à noite do Real Madrid sobre o Almería (8-1) e tornou-se inesquecível.

Foi um final de época excepcional em termos individuais para o avançado português. O Real perdeu o campeonato e a Champions para o rival Barcelona, amealhou a Taça do Rei, mas é em Ronaldo que o clube consegue expiar todos os seus males: 53 golos no total tornam a sua época memorável. São 40 na Liga, mais 9 que Messi, que lhe dão também acesso à segunda Bota de Ouro da carreira - prémio para o melhor marcador dos campeonatos europeus.

A primeira havia ganho ao serviço do Manchester United em 2007/08, com 31 golos. Ontem, o Bernabéu encheu-se para consagrar Ronaldo. E ele respondeu logo aos quatro minutos. Depois fez o 7-1. Os outros ficaram a cargo de Adebayor (31", 52" e 73"), Benzema (48" e 63") e Joseul (87"), mas mesmo estes contaram quase todos com a participação do camisola 7: esteve em 3 assistências e participou noutro. No final, em assistências é Messi quem leva a melhor (17), mais uma que Ozil e 8 que o português (9). O Barcelona terminou a época com uma vitória em Málaga (1-3), mas com uma equipa de reservas, a poupar-se para final da Champions, com o M. United no próximo sábado, em Wembley.

Dramática foi a descida de divisão do Deportivo. Os galegos precisavam de um empate, mas saíram derrotados em casa pelo Valência. E assim acompanham o Hércules e o Almería. De volta à I Liga estão o Bétis e o Rayo Vallecano. A última vaga será para decidir entre Granada, Elche, Valladolid e Celta de Vigo.

Em França, o Lille sagrou-se campeão 57 anos depois. É o terceiro título do clube, que foi empatar a Paris com o PSG na penúltima jornada do campeonato (2-2). Depois dos títulos em 1946 e 1954, o Lille é o quarto campeão diferente nos últimos quatro anos, depois de Lyon (sete títulos consecutivos), Bordéus e Marselha. Em segundo lugar, desta vez, ficaram os marselheses.

Sugerir correcção