Obama mostra "vídeo oficial" do seu nascimento e diz a Trump para ir ver se "conquistámos mesmo a lua"

Foto
Obama no jantar da Associação de Correspondentes da Casa Branca JASON REED/REUTERS

Foi um momento histórico. A revelação de algo que "ninguém viu nos últimos 50 anos". Para acabar com as dúvidas sobre a sua verdadeira nacionalidade, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu mostrar ao mundo o vídeo oficial do seu nascimento.

Foi no jantar anual com os correspondentes da Casa Branca, com o milionário Donald Trump - um dos muitos que têm questionado a veracidade da certidão de nascimento que mostra que Obama nasceu em território americano - sentado na assistência, que o Presidente partiu ao ataque.

Depois de uma breve introdução iniciada com a frase "meus queridos compatriotas", Obama revelou a existência de um vídeo que irá acabar com todas as especulações sobre a sua verdadeira nacionalidade. As luzes apagaram-se e a assistência foi brindada com a cena inicial do filme de animação da Disney O Rei Leão, que mostra o nascimento do pequeno Simba.

A sala rompeu numa gargalhada colectiva e Obama deu o assunto da sua nacionalidade como encerrado. Mas, dirigindo-se à mesa onde estavam sentados os jornalistas da Fox News (o canal de televisão que mais gás tem dado às teorias de que Obama não pode ser Presidente dos EUA porque não terá nascido no Havai, mas sim no Quénia ou na Indonésia), o Presidente achou melhor clarificar: "Isto foi uma piada. Este não é o verdadeiro vídeo do meu nascimento. Este é um filme de animação. Liguem à Disney, se não acreditam em mim".

E, dirigindo-se depois ao milionário que acalenta esperanças de ser o candidato republicano nas presidenciais de 2012, Obama disse que Trump pode agora "recomeçar a interessar-se por questões mais importantes como "será que conquistámos mesmo a lua?"".

Organizado pela Associação de Correspondentes da Casa Branca, uma instituição quase centenária, este jantar é sobretudo um evento social pautado por muitos momentos de humor. Entre os convidados estão jornalistas e políticos, mas também muitas vedetas do mundo das artes e do desporto. Entre os presentes este ano, estiveram a actriz Scarlett Johansson, o actor Jon Hamm (Mad Man), os realizadores Joel e Ethan Coen e os músicos Cee-Lo Green e Will.I.Am.

Sugerir correcção