Torne-se perito

Ana Gomes foi eleita para a Comissão Política do PS na lista de Fonseca Ferreira

Eurodeputada não constava da lista de José Sócrates. Comissão Nacional aprovou cabeças de lista às eleições

A eurodeputada Ana Gomes foi eleita ontem para a Comissão Política Nacional do PS na lista apresentada por Fonseca Ferreira, adversário de José Sócrates no último Congresso.

Pela primeira vez em muitos anos, a Comissão Nacional, reunida ontem de manhã em Lisboa, votou duas listas para a Comissão Política, composta por 65 membros: a B, proposta pelo secretário-geral, José Sócrates, e a A, apresentada por Fonseca Ferreira e Jacinto Serrão, presidente do PS/Madeira.

Esta última conseguiu eleger 13 elementos, entre eles Ana Gomes e Edmundo Pedro, histórico do partido. O PÚBLICO tentou contactar a eurodeputada, mas até ao fecho desta edição tal não foi possível. No entanto, Fonseca Ferreira explicou ao PÚBLICO que, perante a ausência do nome da Ana Gomes na lista de Sócrates, entendeu que o PS não poderia prescindir da "competência" da socialista: "O PS não pode marginalizar pessoas como a Ana Gomes." Admitiu ainda que "não estava à espera desta votação" e que a composição da Comissão Política representa a "quebra do unanimismo".

No XVII Congresso do PS, em Matosinhos, na passada semana, Ana Gomes foi umas das poucas vozes críticas do Governo e da direcção socialista. Chamada a intervir já noite dentro, no segundo dia do conclave, e sem a presença de Sócrates na Exponor, afirmou que o PS tem de assumir "que nem tudo foram rosas na governação". "O PS também cometeu erros e assumi-los será meio caminho andado para os corrigirmos", defendeu, apontando que entre esses "erros" estavam a nacionalização dos "ossos" do BPN e o "desvio e desperdício de dinheiros do Estado em consultadorias, outsorcing e corrupção em várias empresas públicas". Edmundo Pedro, por seu lado, é um crítico de longa data da falta de debate interno no PS.

Até à hora de fecho desta edição o PS ainda não tinha disponibilizado no seu site os resultados da votação e a composição da nova Comissão Política, mas, ao que o PÚBLICO apurou, a lista de Sócrates obteve 192 votos, a de Fonseca Ferreira 52 votos e foram também registados cinco votos em branco, num universo de 249 votantes, membros da Comissão Nacional. Manuel Alegre não integrou o rol de nomes propostos pelo líder do PS, como chegou a ser ventilado durante o congresso. Mas Ferro Rodrigues, cabeça de lista por Lisboa, foi eleito para a Comissão Política, numa lista encabeçada por António Vitorino e composta por Maria de Belém Roseira (em terceiro lugar) e António Costa (em quarto lugar).

Na Comissão Nacional foram também aprovados os 22 cabeças de lista às eleições de 5 de Junho, estando agendada para quarta-feira a votação das listas de candidatos a deputados.

Haverá dez novos nomes, entre os quais Basílio Horta (Leiria), Helena André (Aveiro), Fernando Medina (Viana do Castelo), António Serrano (Santarém), Paulo Campos (Guarda) e Pedro Marques (Portalegre). com Lusa

Sugerir correcção