Feira de agricultura biológica em Gaia

A Feira da Primavera está de regresso à Quinta do Paço, em Canidelo, Vila Nova de Gaia. A partir de amanhã, e até 28 de Maio, durante sete sábados consecutivos, várias entidades ligadas à agricultura biológica, produtos ecológicos e artesanato expõem nesta propriedade onde está instalada a empresa Cantinho das Aromáticas. Esta, em parceria com a Raízes (produtores e fornecedores de cabazes de hortícolas bio), organiza a iniciativa, que na primeira edição, em 2010, atraiu mais de cinco mil pessoas.

Luís Alves, do Cantinho das Aromáticas, quer provar que "o regresso à terra é possível, que a agricultura pode e deve ser uma actividade sustentável, mas também rentável o suficiente para manter de pé e de forma duradoura uma pequena empresa". Instaladas em Vila Nova de Gaia, as duas firmas envolvidas na organização da Feira da Primavera praticam o modo de produção biológico certificado e dedicam-se ao que se pode chamar de agricultura urbana, um conceito que pretendem ajudar a desenvolver.

Assim, nos próximos sábados, mais do que comprar produtos bio, quem passar pela Quinta do Paço vai poder assistir a palestras com profissionais da agricultura nacional, eventos de animação cultural e workshops em temas como a aromaterapia ou a produção de perfumes, o cultivo doméstico de cogumelos e até de mel.

Existe, também, um bar/esplanada que acolherá a degustação de produtos biológicos e chás produzidos na Quinta do Paço.

Sugerir correcção