DomusSocial está a preparar nova classificação para os bairros municipais

Foto
O Bairro do Carriçal foi recentemente intervencionado PAULO PIMENTA

A DomusSocial, empresa da Câmara do Porto responsável pela gestão do património habitacional do município, está a preparar uma nova classificação para os bairros sociais da cidade. A medida poderá implicar que alguns bairros subam de categoria, passando as rendas a ser mais elevadas, mas também pode significar que alguns desçam de escalão.

O anúncio foi feito, anteontem, na reunião pública do executivo, pelo vice-presidente da DomusSocial, Barbosa Pinto. "Dentro de muito pouco tempo estaremos em condições de apresentar uma nova proposta de classificação dos grupos dos bairros camarários", disse. Barbosa Pinto respondia a uma interpelação do vereador da CDU, Rui Sá, que, momentos antes, apontara a necessidade de reclassificar os bairros, uma vez que a actual já data de 2004. "Queria deixar aqui uma chamada de atenção, porque passaram praticamente sete anos desde a classificação dos bairros, e pergunto se aqueles que não foram alvo de intervenção não deviam baixar de grupo, à semelhança dos intervencionados, que passaram para um grupo mais elevado", disse o comunista.

Em 2004, a Câmara do Porto dividiu os bairros camarários em cinco grupos, de acordo com o seu estado de conservação e antiguidade. Os que se encontravam em piores condições ficaram no Grupo I, subindo, gradualmente, de categoria, até ao Grupo V, no qual se encontram as habitações em melhores condições. As rendas pagas pelos moradores foram ajustadas a cada um dos grupos, sendo as mais baixas pagas pelos moradores dos bairros do Grupo I.

Nos últimos anos, a DomusSocial tem vindo a intervir em vários bairros camarários, com obras que passam pela pintura, mudança de caixilharias ou fecho de varandas. À medida que os bairros são intervencionados, a sua classificação tem subido, com o respectivo ajuste de renda.

Sugerir correcção