Aeroporto do Porto cresceu 17 por cento em 2010

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, viu o seu movimento crescer 17 por cento este ano, informou ontem o director desta infra-estrutura, Fernando Vieira. "Já não se usa", comentou o responsável aos jornalistas durante a cerimónia de comemoração do passageiro cinco milhões em 2010. "Se me perguntassem, há cinco anos, se iria atingir os cinco milhões este ano, eu diria que não", acrescentou Fernando Vieira.

O director do aeroporto do Porto explicou que os objectivos para 2011 já estão traçados, mas recusou revelar quais as metas a atingir, referindo apenas que as tornará públicas se as mesmas se concretizarem. Para Fernando Vieira, o sucesso do aeroporto do Porto deve-se não só ao trabalho desenvolvido internamente, mas também "ao interesse e à competitividade da região", para os quais o aeroporto contribui reciprocamente.

Também a propósito do passageiro cinco milhões em 2010, o presidente da câmara e da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio, realçou, à Lusa, a importância do aeroporto para o desenvolvimento do turismo na cidade, considerando que a sua qualidade tem sido a primeira responsável "pelo incremento" no sector.

Para o autarca, o "aeroporto tem um potencial de crescimento muito grande", mas necessita de uma obra "não muito grande" ao nível da pista. "Mais dia menos dia, estaremos perante essa decisão que terá que ser tomada e que é muito fácil porque tem um retorno imediatamente associado. Estaremos a chegar ao momento em que é inequívoco que a expansão se paga a si própria", defendeu.

Rui Rio avançou ainda que, quando se estiver "na iminência" de atingir o limite do aeroporto - com garantia de que com esse investimento aumenta "brutalmente" a capacidade de receita -, é sua "obrigação cuidar que a ANA faça esse investimento".

A "passageira cinco milhões" do aeroporto do Porto deste ano chama-se Telma Ferreira, tem 23 anos, vive em Bragança e trabalha como dietista. As suas viagens para o Funchal, a fim de participar num baptizado, e de regresso, num voo Transavia, foram as primeiras que fez de avião. Nervosa com a recepção, Telma Ferreira ficou muito contente ao saber que tinha sido premiada com uma viagem a Paris, cidade onde já esteve, tendo então viajado de automóvel.

Sugerir correcção