Sete estrelas do mundo branco

Foto
Aspen

Crises à parte, há sempre quem possa dar uso à extravagância. Carla B. Ribeiro e Luís J. Santos mergulharam em dezenas de estâncias de nível mundial, parte integrante dos sonhos de muitos esquiadores lusos

França

Courchevel

É a porta de entrada para o maior dos domínios, o Les 3 Vallées, nos Alpes (que inclui Val Thorens ou Méribel e outras: mais de três centenas de pistas e 600km). É um luxo. E abre hoje. Repartida por cinco cidadezinhas pitorescas, é estância para andar (quase) sempre de esquis-nos-pés. A neve não falha, nem a hotelaria, e há après-ski para todos os gostos (mas não para todas as carteiras...). Após três décadas de ausência, aperaltou-se para voltar a receber a Taça Mundial de esqui alpino (feminina, slalom, 21/12).

Temporada: 4/12 a 25/4

www.courchevel.com

www.les3vallees.com

Alemanha

Garmisch-Partenkirchen

A maior estância alpina alemã, na Bavária e em cenário de tirar o fôlego (400 picos, vales profundos...), mantém tradições e deliciará qualquer esquiador ansioso por provar neves de campeões: em Fevereiro (8 a 20), é cenário dos mundiais de esqui alpino. Os transportes foram remodelados, a estância beneficiou de um upgrade geral e até a rampa olímpica foi renovada. Oferece 60km de pistas e um manancial infinito de modalidades e atracções. O cross-country é obrigatório, com mais de 28 belos quilómetros para percorrer.

Temporada: 27/11 a 01/05

www.zugspitze.de

www.gap2011.com

Suíça

Gstaad

Não é poiso para fãs de "esquis-nos-pés", embora o seu passe dê acesso a 250km de pistas. Por isso, mais do que um destino de neve, Gstaad revela-se um oásis para os amantes da montanha. Tida por muitos como a rival de St. Moritz, em pouco se compara à badalada estância. Ambientada ao estilo dos mais charmosos vilarejos alpinos, é uma meca para o jet set internacional e para os que não prescindem de passeios pedestres, entre montras reluzentes sob chancelas de renome. Por tudo isto, logo se vê, de económica nada tem: a começar pelas viagens, não esquecendo os valores dos alojamentos. Ainda assim, fica a dica: é em Gstaad que se situa o melhor resort de esqui da Europa, premiado este ano com um World Travel Award: o Gstaad Palace.

Temporada: 29/10 a 08/05

www.gstaad.ch / T: (+41) 337488181

Suíça

Villars

Em terra de Davos, St. Moritz, Gstaad e etc., o difícil é saber onde gastar o dinheiro branco. Eis uma proposta deluxe mas sem grandes pressões turísticas: Villars tem uma localização idílica nos Alpes de Vaud (vistas do lago Genebra ao Mont-Blanc, a 115km de Genebra), só vai aos 1300m mas garante boa neve e é ensolarada. Ambiente relax, cenário de velhos chalés e novas construções em madeira. Há alojamentos de económicos a luxo e está inserida num domínio com 125km de pistas. Em Fevereiro e Março, recebe espectáculos nocturnos especiais multimédia e de performance com projecções na neve. Um segredo (mais ou menos) bem guardado.

Temporada: 18/12 a 25/04

www.villars.ch

Áustria

Seefeld

Eis o sítio onde se vai para se ver e ser visto. Os slopes tiroleses de qualidade olímpica são garantia de boas deslizadelas para iniciados, avançados ou snowboarders. Mas é pelo après-ski que a estância soma pontos: seja em passeios pelas românticas ruelas, em compras pelo ultra-luxuoso comércio, no casino ou pelos sempre animados restaurantes e bares. Por aqui, encontra-se o vencedor do "óscar" do turismo mundial, o WTA para melhor resort ski, o luxuoso Dorint Vital Royal Spa.

Temporada: 12/12 a ...

T: (+43) 508800

www.seefeld.com

Eua

Aspen

A mais famosa das estâncias norte-americanas, no Colorado, é sinónimo de elegância mas também de um calendário muito preenchido: entre dezenas de eventos, recebe os Jogos de Inverno (27 a 30/01) pelo 10.º ano. Entre as novidades, 11 novos meios mecânicos, um "inédito centro de diversão infantil" e três novos restaurantes. Além disso, uma campanha promete revolucionar a vivência turística de Aspen. Adopte um Turista pretende aproximar residentes e turistas, criando laços entre eles e promovendo o regresso dos últimos. É que a fama de nariz empinado de Aspen é célebre...

Temporada: 25/11 a 10/04 (Aspen / Snowmass); 11/12 a 03/04 (Buttermilk); 11/12 a 24/04 (Aspen Highlands)

(+01) 9709251220

www.aspensnowmass.com

Sugerir correcção