Esta semana não é preciso sair do Porto para ir ao JapãoO tratado de amizade

A Japan Week começa hoje. Há um programa oficial e outro paralelo. O Japão vai espalhar-se pela cidade

A cumplicidade entre Portugal e Japão não se fica pela recente moda do sushi ou pelo crescente fascínio pela cultura nipónica, sejam eles os filmes de anime (animação japonesa), a mangás (banda desenhada), os videojogos ou o cosplay (praticado por quem veste trajes de personagens de mangás ou anime). Há uma ligação diplomática. O Tratado de Paz, Amizade e Comércio celebrado entre os dois países em 1860, base do relacionamento bilateral, marcou o reencontro entre Portugal e Japão após um período - 1543 a 1639 - de vantajosas relações diplomáticas, comerciais e culturais, interrompidas a partir de 1639 devido ao isolamento imposto pelo imperador.

Apesar do tempo, a relação não caiu no esquecimento: a partir de hoje e até dia 25 os 150 anos do Tratado são festejados no Porto através da Japan Week (Semana do Japão), um evento que se realiza todos os anos numa cidade diferente e que, em 2010, aproveita esta data para se instalar por cá. Além disso, o Porto e Nagasáqui estão geminados desde 1978. Contudo, os festejos da Japan Week têm pouco de político e muito de cultural. Durante esta semana, o Porto vai abrir as portas a uma delegação de artistas plásticos, músicos, performers e artesãos japoneses, que vão andar a espalhar o Japão por vários locais da cidade (ver caixa).

A cultura japonesa alimenta grande parte da cultura geek - ou seja, a comunidade ligada à banda desenhada, aos jogos de tabuleiro, videojogos e coleccionismo de merchadising de cinema e séries de televisão. É por isso que, a juntar aos eventos oficiais, as lojas O Lobo Mau e Press Play, nas Galerias D. Henrique, em parceria com o bar Twiggy (também nas galerias), vão fazer a sua própria semana do Japão. Hoje, das 14h às 20h vai haver, no Twiggy, um concurso de cosplay, projecção de filmes de animação japonesa e degustação de ramen, uma massa tradicional. A Press Play fica reservada para um torneio do videojogo Tekken 6 e a Lobo Mau para um workshop básico de japonês, um torneio do jogo Mikado, um quizz sobre o Japão e a apresentação de uma revista nova de mangás portuguesa, a Banzai. Ao longo da Japan Week, os artigos japoneses da Lobo Mau (livros de mangás, bonecos, acessórios) e os jogos da Press Play vão ser vendidos com 15 por cento de desconto. Apesar de existir desde Agosto, já tem no currículo algumas festas temáticas como esta. São os Xpress, eventos orientados para a cultura geek. Hugo Santos abriu a Lobo Mau depois de ter encerrado a Central Comics, uma espécie de Meca dos fãs de BD.

A Press Play é uma loja dedicada aos videojogos. É uma espécie de museu, onde estão à venda relíquias como consolas Nintendo dos anos 80 e 90 ou alguns dos primeiros modelos do Game Boy. Quem quiser matar saudades, pode fazê-lo na loja: há consolas e uma máquina arcade prontas para serem usadas pelos clientes, gratuitamente. Mas há outros representantes da cultura geek. Um delas é a Mundo Fantasma, no shopping Brasília, paragem essencial para quem quiser entrar no universo da banda desenhada, seja ela mainstream, independente, portuguesa ou mangás. A Mundo Fantasma tem também uma parte de galeria, onde inaugura todos os meses exposições dedicadas à BD ou à ilustração. 150

anos do tratado de amizade e comércio celebrado entre Portugal e o Japão é a razão da Japan Week que hoje começa no Pavilhão do Rosa Mota e que terminará no dia 25

Sugerir correcção