Actual "vice" e antigo provedor disputam a liderança da Misericórdia do Porto

O actual vice-provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, e o antigo provedor Guimarães dos Santos disputam dia 28 a liderança da Misericórdia do Porto, uma das maiores organizações não governamentais portuguesas nas áreas social e da saúde.

António Tavares disse à Lusa que um dos seus três grandes objectivos é criar uma residência assistida para doentes com Alzheimer, que já têm um centro de dia a funcionar num dos hospitais da Misericórdia, o do Conde Ferreira. António Tavares pretende ainda dar corpo "a um projecto com mais de cem anos", a criação do Museu da Misericórdia, a instalar num edifício da Rua das Flores, "também como forma de contribuir para animar a Baixa do Porto". O seu terceiro grande objectivo - disse - passa por prosseguir os projectos sociais da instituição, "com destaque para a Sopa da Noite", que garante uma refeição quente a pessoas sem abrigo da cidade.

Guimarães dos Santos parte para estas eleições com um plano de acção "de cariz marcadamente social, numa altura em que novos desafios se colocam às misericórdias com o agravamento das condições económicas que a sociedade enfrenta", sublinha um comunicado da sua candidatura.

José Guimarães dos Santos, que já foi provedor da Misericórdia do Porto entre 2004 e 2008, pretende introduzir "transparência e rigor" no processo de gestão da instituição" e "maior cooperação e diálogo com outras entidades", nomeadamente Câmara do Porto e Governo.

Nesta candidatura, Guimarães dos Santos está acompanhado por figuras como Miguel Cadilhe, que lidera a equipa do Definitório. O mandatário é Daniel Serrão e Artur Santos Silva preside à comissão de honra.

Já António Tavares integra na sua lista figuras como Agostinho Branquinho (que deixou a função de deputado do PSD para se dedicar ao mundo empresarial) e António Teixeira do Carmo, antigo vogal do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, e Manuel Costa Almeida, administrador do Hospital de Santo António. O mandatário é Jorge Telheiros.

Sugerir correcção