Percursos turísticos celebram classificação do centro histórico do Porto pela UNESCO

Sociedade de Reabilitação Urbana também assinala o 14.º aniversário da classificação com a organização de um seminário e o lançamento de um livro, no dia 5 de Dezembro

A Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) está a preparar quatro percursos turísticos em torno do centro histórico do Porto dirigidos a adultos (dois) e crianças (dois). A iniciativa deverá ser concretizada a 5 de Dezembro, dia em que se celebra o 14.º aniversário da classificação, pela UNESCO, do núcleo histórico da cidade como Património da Humanidade.

Quase todos os anos se lembra que o estado de degradação de grande parte do edificado do centro histórico pode colocar em perigo a distinção internacional, mas, em dia de aniversário, a Porto Vivo prefere celebrar. O primeiro domingo de Dezembro vai, por isso, ser de festa, e o convite da SRU é para que cada vez mais pessoas visitem o coração do Porto. "Vamos apresentar dois percursos distintos: um que irá, sensivelmente, da Praça dos Leões à Casa do Infante e outro mais voltado para a Sé. E cada um deles terá uma versão para adultos e para crianças", explica ao PÚBLICO Ana Paula Delgado, administradora da Porto Vivo.

Os percursos ainda estão a ser ultimados, mas a responsável da SRU garante que as versões dedicadas às crianças vão estar imbuídas "de uma forte vertente lúdica", para cativar o interesse dos mais pequenos. "Ao longo do caminho, de certeza que lhes serão propostos jogos e diferentes actividades. É preciso que as novas gerações descubram e reconheçam a importância do centro histórico".

Livro com plano de gestão

Ana Paula Delgado explica que a Porto Vivo tem centrado grande parte do seu plano de comunicação nas escolas. "As pessoas não têm noção do trabalho de acompanhamento que fazemos com as escolas. Temos imensas visitas e têm surgido projectos engraçados, por parte dos alunos, relacionados com o centro histórico", diz. Entre os exemplos desses trabalhos, a administradora destaca a construção de um jogo, parecido com o Jogo da Glória, mas com perguntas sobre o centro histórico, e a criação de um conjunto de peças de joalharia, inspiradas no mesmo tema.

No dia 5 de Dezembro, o programa arranca com uma visita ao centro histórico e vai incluir um seminário sobre o morro da Sé e o lançamento de um livro com o Plano de Gestão do Centro Histórico, apresentado pelo actual presidente da Assembleia Municipal do Porto, Valente de Oliveira. A Igreja dos Grilos vai receber a festa de lançamento do livro e um concerto comemorativo do reconhecimento pela UNESCO.

Sugerir correcção