Novo esquema de circulação na Baixa de Lisboa arranca a 16 de Setembro

Foto
Moradores queixam-se do desassossego e poluição rui gaudêncio

O novo sistema de trânsito da Baixa de Lisboa vai entrar em vigor no próximo dia 16, quinta-feira, no início da Semana da Mobilidade. Com as alterações, a autarquia espera eliminar a "situação algo labiríntica" da circulação no centro da cidade.

A data foi avançada ontem pelo vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, para quem o plano mostra que é possível ter um uso "mais ordenado, com menos impactos ambientais e com maior racionalidade" do automóvel.

"Os cidadãos vão sentir, por um lado, que os circuitos de ligação entre vários pontos da cidade, sobretudo entre os mais importantes - Martim Moniz, Restauradores, Cais do Sodré e Santa Apolónia - vão ser muito mais claros", afirmou o autarca, citado pela Lusa. O novo esquema, que será "facilmente legível" pelos condutores, assenta na ligação mais rápida entre as colinas do Castelo e do Chiado através da Rua da Conceição, que passa a ter dois sentidos. Para mais tarde ficam as intervenções nas ruas do Ouro e da Prata para acabar com as lombas existentes, alargar os passeios e introduzir um pavimento que reduza o ruído e a poluição.

Sugerir correcção