Torne-se perito

Carros do Street View de regresso às ruas portuguesas

Os carros que fotografam as ruas para o serviço de mapas Street View estão de regresso às estradas portuguesas, depois de superada a falha técnica que fazia com que a Google recolhesse informação pessoal das ligações wireless de utilizadores.

A frota de carros da Google (que estão equipados com uma câmara no tejadilho capaz de fotografar a 360.º) tem estado parada em vários países desde Maio, quando as autoridades alemãs detectaram aquilo que a Google qualificou como uma falha. Devido a um problema de software, o equipamento dos carros recolhia e armazenava amostras da informação que circulava em ligações sem fios à Internet que estivessem desprotegidas.

"Uma vez detectado o erro, a Google anunciou que iria suspender a recolha de informações wifi [redes sem fios] a partir dos carros e recolher toda a frota de carros de modo a remover o equipamento e discutir o sucedido com os reguladores locais. Após a remoção do equipamento, os carros voltam a recolher apenas fotografias e imagens 3D", explicou a empresa, em comunicado.

O serviço foi lançado em Portugal no ano passado e já disponibiliza imagens detalhadas das ruas de várias cidades. Em Abril, a Comissão Nacional para a Protecção de Dados queixou-se de que a empresa não estava a proteger devidamente os dados pessoais, dado que o software responsável por desfocar os rostos e matrículas era falível e deixava alguns destes elementos sem desfocagem. O problema persiste.

Sugerir correcção