Antes & Agora Aveiro trocou o barco pelo automóvel

a Mudam-se os tempos, mudam-se os meios de transporte. Há não muitas décadas, o barco era o meio de transporte de referência na cidade e região de Aveiro, tanto ao nível do trabalho das suas gentes (nomeadamente ao nível da pesca, produção de sal e comércio), como nas suas deslocações pessoais e de lazer. Esta foto antiga do Canal das Pirâmides, junto ao Rossio, testemunha na perfeição essa vivência de outrora, em que a cidade vivia, de facto, em torno dos canais da ria.

E neste canal, em concreto, a azáfama de embarcações era constante, uma vez que era a partir daqui que era assegurado o acesso aos canais urbanos da ria. Dessa época não muito longínqua resta a velha ponte em forma de triângulo - mantém-se praticamente intocável. Os coloridos moliceiros também continuam a agitar as águas do canal, mas apenas com fins turísticos, transportando quem quer conhecer a cidade através dos seus canais.

Hoje, o espaço encontra-se alterado por força da primazia da circulação automóvel. O campo de visão aberto para as marinhas de sal que ali existiam acabou, assim, por ser tomado de assalto pelas estruturas rodoviárias. O antigo Itinerário Principal n.º 5 - actual A25 - veio colocar milhares de automóveis por cima do canal. Mais recentemente, a envolvente do curso de água ganhou uma nova estrutura de betão: a ligação ferroviária ao porto de Aveiro, veio obrigar à construção de mais uma ponte sobre este canal. Maria José Santana

Sugerir correcção