Oito mil rezam na Net com o poema de amor da Bíblia

Um excerto do Cântico dos Cânticos, o poema de amor da Bíblia, para rezar pela Net? Há oito mil pessoas, pelo menos, que diariamente o fazem, desde Março, através do site português Passo a Rezar. Esses oito mil podem ser mais, tendo em conta que há paróquias, grupos ou casais que descarregam os ficheiros para poder partilhá-los depois, diz o jesuíta Francisco Martins, um dos responsáveis do www.passo-a-rezar.net.

O Verão trará possibilidades de refrescar esta experiência espiritual através da net: dentro de dez dias, os utilizadores deste espaço de oração digital terão à sua disposição "sete pausas na beleza", textos de reflexão escritos pelo padre José Tolentino Mendonça e que são lidos pelos actores Pedro Granger e Susana Arrais.

"Desatei a rir quando me fizeram a proposta", diz Granger, 31 anos, ao PÚBLICO, antes da gravação dos textos, feita ontem na Rádio Renascença. "O modo como digo a minha fé não é estar fechado num casulo, é de sair para a rua. Esta utilização da Internet é uma maneira de espalhar a fé, não só para quem vai às igrejas, mas que pode aproximar as pessoas."

Os textos são inspirados em outros tantos excertos da Bíblia, escolhidos também pelo mesmo autor de A Leitura Infinita (ed. Assírio & Alvim). E que começam por um excerto do Cântico dos Cânticos: "A voz de meu amado! Ei-lo que chega, correndo pelos montes, saltando sobre as colinas (...) e diz-me: Levanta-te! Anda, vem daí, ó bela amada! Eis que o Inverno já passou, a chuva parou e foi-se embora; despontam as flores na terra, chegou o tempo das canções."

Tolentino Mendonça justifica a escolha dos excertos bíblicos: "São textos pouco lidos, tesouros silenciosos que me parece importante trazer à luz para sentir a experiência espiritual que eles expandem."

A dificuldade que o poeta e biblista teve foi "a da escolha". Deixou-se levar pela "surpresa: buscamos os textos e os textos também nos procuram." O Verão foi referência temporal: "O tempo é um templo e este é um tempo mais dilatado em termos interiores, um momento propício para a aventura espiritual", afirma.

Não por acaso, lá está o texto do livro do Eclesiastes entre os escolhidos: "Para tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu: tempo para nascer e tempo para morrer, (...) tempo para chorar e tempo para rir."

Os temas dos textos bíblicos e dos comentários são tão diversos como o encontro com Deus, a confiança, a aprendizagem da espera, a sabedoria e a oração como experiência de um futuro mais justo. Entre os textos escolhidos, estão ainda passagens dos Salmos ou do Apocalipse.

Francisco Martins diz que esta é a primeira iniciativa do Passo a Rezar com conteúdos extra. Outros se seguirão, talvez já este ano, sobre temas como a música, a política ou o Natal. "Queremos tornar esses tempos ou esses temas ainda mais especiais."

O poeta Rainer Maria Rilke, recorda Tolentino Mendonça, "dizia que o Verão é a única estação e, nos seus movimentos, acaba por ser uma metáfora da vida espiritual".

Sugerir correcção