James Rodríguez, um reforço de 5,1 milhões que já corre no Olival

Foto
Rodríguez fala em "novo começo" miguel rojo/afp

O extremo colombiano, de 18 anos, é uma das grandes esperanças do FC Porto para esta época. Cláusula de rescisão? Trinta milhões

"Gosto de fazer golos e passes para golos e de aparecer na área. Sou também um jogador que aprecia jogar para o colectivo". As palavras pertencem a James Rodríguez, um jovem colombiano de 18 anos (faz 19 no próximo dia 12), que chegou anteontem a Portugal e é o mais recente reforço do FC Porto. Os portistas assinaram um contrato com o futebolista por quatro temporadas e vão pagar 5,1 milhões de euros aos argentinos do Club Atlético Banfield por 70 por cento do passe do atleta, ao mesmo tempo que fixaram a cláusula de rescisão em 30 milhões de euros.

"É um novo começo para mim. Venho com o objectivo de fazer as coisas bem e corresponder ao que é o FC Porto. Encontrei o que imaginava: um clube grande, que tem um estádio lindo. Já ganhou muitos títulos e está sempre no topo", referiu o jogador ao site dos "dragões", que chegou a ser apontado como reforço do Benfica para colmatar a saída de Di María.

Na corrida surgia também o Espanhol, que, segundo a imprensa argentina, apresentou uma proposta significativa. "Há 33 por cento de possibilidades para Benfica, FC Porto e Espanhol. Agora, tudo depende do que o jogador quiser. Avançaremos a partir daí", referiu, no dia 1 de Julho, o presidente do clube argentino, Carlos Portell, numa altura em que decorriam as negociações. A Lazio e a Udinese seriam outros dos interessados, mas o FC Porto avançou e conseguiu o atleta. "Já conhecia o clube, uma vez que acompanho muito o futebol europeu e o FC Porto está sempre nas competições da UEFA. É um grande emblema de Portugal e luta sempre pelo primeiro posto", James Rodríguez, prometendo "dar o máximo e, quando tiver a oportunidade de jogar, tentar fazer sempre" o seu "melhor".

Mas nesta decisão também terá pesado a opinião de Marcelo Simonian, empresário do atleta e de Lucho González, que considera o FC Porto o clube ideal para dar visibilidade europeia ao jogador.

Rodríguez é um extremo-esquerdo, apontado como um dos talentos mais promissores a jogar na Argentina. Venceu o Torneio Abertura em 2009 pelo Banfield, prova em que marcou três golos. Na última edição da Taça dos Libertadores, o internacional Sub-17 pela Colômbia marcou por cinco vezes. Com 1,78 m e 78 kg, o extremo destaca-se pelo seu pé esquerdo, que lhe permitiu estrear-se pelos seniores do Envigado com apenas 14 anos. Acabou por ser emprestado aos argentinos, que posteriormente compraram 50 por cento do passe por 400 mil dólares.

James Rodríguez foi o mais jovem estrangeiro a estrear-se no campeonato argentino, depois de ter sido sub-campeão sul-americano de sub-17 em 2007 e de ter apontado oito golos em 51 partidas como sénior. Foi por tudo isto que, na Argentina, ficou conhecido como "James Bond" de Banfield.

Sugerir correcção