Paulo Oliveira venceu Festival Chopin

Foto
PÚBLICO (arquivo)

O pianista de 31 anos convenceu o júri presidido por Paulo Pacheco (professor de piano), e constituído por Fausto Neves (pianista e docente) e pela jornalista Manuela Paraíso.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O pianista de 31 anos convenceu o júri presidido por Paulo Pacheco (professor de piano), e constituído por Fausto Neves (pianista e docente) e pela jornalista Manuela Paraíso.

Entre os quatro finalistas, Paulo Oliveira “distinguiu-se, tanto mais que o desafio não era fácil, tratava-se de preparar um recital para piano, exclusivamente com obras de Chopin”, por ocasião dos 200 anos do nascimento do compositor, disse à Lusa fonte da organização.

Segundo o júri, Paulo Oliveira evidenciou “maior maturidade e capacidades interpretativas” e demonstrou “solidez do ponto vista técnico, revelou experiência de palco, compreensão da linguagem de Chopin, além de grande sensibilidade e controlo do teclado e ouvido apurado”, relatou Paulo Pacheco à Lusa.

O pianista, com o apoio da Embaixada de Varsóvia em Lisboa, terá agora a oportunidade de tocar em recital na Polónia, no Festival Chopin em Cores de Outono, em Setembro, além de ter recebido um cheque no valor de 1500 euros.

O japonês Tomohiro Hatta ficou em quarto lugar, Marta Menezes em terceiro lugar, e Raul Peixoto da Costa, o mais jovem intérprete do concurso, em segundo lugar.

Ao Concurso Chopin foram apresentadas catorze candidaturas, tanto nacionais como do estrangeiro. Numa primeira fase, foram escolhidos quatro finalistas que se apresentaram em recital ao longo de quatro dias do Festival Chopin que terminou sábado à noite, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz.

Fonte da Metropolitana afirmou à Lusa que no próximo ano haverá concurso e festival idênticos tendo como tema Niccol• Paganini, quando passam 170 anos da sua morte.