Feira do Livro do Porto já abriu ao público e está mesmo na Avenida dos Aliados

Foto
A "Hora H", o período de maiores descontos, só arranca para a semana nÉlson garrido

A Feira do Livro do Porto fica na Avenida dos Aliados até ao próximo dia 20 de Junho. Ontem já se venderam muitos livros, entre as 12h30 e as 23h30

A Feira do Livro do Porto já abriu e, caso ainda tenha dúvidas sobre o local, foi mesmo na Avenida dos Aliados. À espera de repetir os bons resultados da feira de Lisboa, as editoras cruzam os dedos e mostram as promoções.

Albina Martins, 53 anos, saiu do emprego e, em vez de ir directa para a paragem do autocarro, em plena avenida, deu um salto à feira. Ainda não comprou nada, mas anda em busca de livros para oferecer a crianças. "Não sabia que a feira já tinha aberto. Ando a ver se encontro livros para oferecer, mas não vou levar nada hoje. Venho cá depois", diz.

Num stand um pouco mais à frente, Sónia já carrega dois sacos com livros de capas coloridas. Tal como Albina, passou pela feira na saída do trabalho, para espreitar as promoções. "Compro poucos livros, mas aproveito esta época das promoções para levar alguns", diz.

Se lhe tivessem perguntado se preferia a feira nos Aliados ou na Rotunda da Boavista (uma dúvida que alimentou notícias de jornais durante dias seguidos), Sónia teria dito, sem hesitar, que queria os stands exactamente onde estão. "Dá-me jeito", justifica, uma vez que o emprego é mesmo ali ao lado. Mas as vozes não são todas coincidentes.

Na Porto Editora, Miguel Costa diz não ter preferência por qualquer um dos espaços, apesar de reconhecer dois problemas aos Aliados. "Incomoda um pouco por causa do calor e do volume de tráfego aqui à volta. Na Boavista, o trânsito mantinha-se, mas o calor seria atenuado", diz. Na Campo das Letras, Hermínia Coelho confessa que, apesar de tudo, preferia o Palácio de Cristal. "É coberto, tem condições que aqui não há. Não sei se os Aliados serão o espaço ideal", comenta.

Já Francisco Lyon de Castro, das Publicações Europa-América, diz que o primeiro dia estava a ser "excelente". Só lamenta que a organização tenha adiado para a próxima semana o arranque da "Hora H" - o período, entre as 22h30 e as 23h30, em que há descontos maiores no preço dos livros.

A Feira do Livro funciona entre as 12h30 e as 23h30, de segunda a sexta-feira, abrindo às 11h aos fins-de-semana e feriados. Já agora, se for ao site do evento, não se assuste: a feira do Porto está mesmo nos Aliados, e não no lisboeta Parque Eduardo VII, como se anunciava ontem.

Sugerir correcção