"Lebanon": a guerra

Foto

Lebanon
de Samuel Maoz
S Jorge 1, 25, às 21h45

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Lebanon
de Samuel Maoz
S Jorge 1, 25, às 21h45

Dentro deste tanque de guerra vamos ficar 90 minutos. Abandonados à mesma sorte de quatro soldados israelitas, imobilizados numa aldeia libanesa devastada. Nesse inferno visual e sonoro só vemos o que eles vêem e ouvem - no Festival de Veneza, onde o filme teve estreia mundial, houve espectadores que juraram ter sentido o cheiro a carne queimada.

Noventa minutos de rostos, olhos, medo, escuro (a excepção: um plano luminoso no início e a mesma fantasmagoria no fim...). A catarse serviu ao realizador Samuel Maoz para arrancar a si próprio um filme de guerra que transcende o "filme de guerra". Isto é: a componente autobiográfica tempera o virtuosismo do exercício de estilo; sem deixar de ser uma virtuosa contribuição para o estilo do género. "A Valsa com Bashir"? Era um filme sobre... Não era ainda a experiência de... como é "Lebanon".