Fiat 500C 1.2 69cv Pop

Brinquedo para os mais crescidos

A capacidade da bagageira do Fiat 500C, a versão descapotável deste citadino Premium, é de 182 litros. As performances e custo da versão ensaiada pela Fugas são: potência, 69cv; velocidade máxima, 160 km/h; aceleração dos 0 aos 100 km/h, 13,4s; consumos e emissões, 5,1 l/100 km e 119 g/km CO2; preço, 18.770 euros. Se fosse só por estes dados frios, há dezenas de carros que seriam uma melhor opção. Mas nem só de pão vive o homem e o Fiat 500C é giro e diferente - um tónico para a boa disposição. <br/>A Fugas teve oportunidade de conduzir o Fiat 500 na sua versão descapotável mais barata, dotada da motorização de entrada, o propulsor 1.2, a gasolina, com 8 válvulas, 69cv de potência e nível de equipamento Pop, cujo preço-base é de 16.300 euros. Os extras incluídos no veículo disponibilizado elevaram-lhe o custo para 18.770 euros. O 500C pode ter outros dois motores: 1.4 a gasolina com 16v e 100cv (preços a partir de 18.850 euros); 1.3 Multijet com 16v e 75cv a gasóleo (desde 16.550 euros e, em breve, disponível na versão de 95cv). <br/>O motor de 69cv não é dos mais económicos na sua classe, mas apresenta consumos razoáveis: com 330 km percorridos num percurso misto estrada/cidade que incluiu alguns engarrafamentos e pára-arranca, o computador de bordo apresentou uma média de 6,7 l/100 km e ao reencher o depósito, feitas as contas, chegou-se aos 6,6 l/100km. Por mais 340 euros, é possível optar por uma variante dotada de função Start/Stop, que tem consumos e emissões inferiores. De acordo com os dados do construtor 4,8 l/100 km em vez de 5,1 l/100 km e 113 g/km CO2 contra 119 g/km CO2 do veículo que conduzimos. <br/>Apesar de não ser muito potente, este propulsor tem um comportamento vivo e reage bem quando se carrega no acelerador. Só quando a estrada empina é que se sente a falta de mais alguns cavalos e é necessário trabalhar com a precisa caixa manual de 5 velocidades. A alavanca do selector de velocidades, com punho redondo, está colocada numa posição elevada, central e perto do volante, o que facilita o seu manuseamento. A suspensão é razoavelmente confortável, mas em pisos degradados ou sinuosos o carro tem um comportamento algo saltitante com perda de aderência. Também ocorrem vibrações e alguns ruídos parasitas, em especial na junção capota/estrutura do carro. <br/>É preciso, porém, levar em linha de conta que o Fiat 500C não é um desportivo, mas sim a corporização de outra forma de prazer de condução. E nesse capítulo este pequeno descapotável é sedutor e divertido. Tal como referimos acima, para além de um visual atraente, o 500C tem atributos positivos que não são traduzíveis em números frios. <br/>Guiar a céu aberto, a velocidades moderadas, para desfrutar a paisagem e sentir o prazer da comunhão com a natureza são conceitos mil vezes repetidos mas que continuam a ser muito válidos para descrever a condução do Fiat 500C. E em termos práticos, se, por exemplo, começar a chover e for necessário fechar a capota, não é preciso parar o 500C - abaixo dos 60 km/h pode-se abri-la ou fechá-la em movimento. E para reduzir alguma turbulência, há um painel pára-vento que se monta atrás dos bancos posteriores e custa 200 euros (de série no nível Lounge). <br/>Este brinquedo para os mais crescidos não é um meio de transporte barato. Há que pagar pelo design, pela qualidade dos materiais e acabamentos e pelo equipamento que este veículo dispõe. É um carro que, apesar de pequeno, deverá proporciona segurança ao condutor e ocupantes. Nos testes do EuroNCAP, de acordo com os parâmetros anteriores a 2009, a versão fechada do Fiat 500 obteve 5 estrelas na protecção aos ocupantes, 3 para as crianças e 2 estrelas na protecção de peões. Apesar da inferior rigidez, o 500C tem os mesmos dispositivos de segurança da versão fechada. <br/>No que se refere ao conforto e vida a bordo, houve preocupações evidentes não só estéticas, mas no sentido de obter uma boa ergonomia e funcionalidade. Só para dar um exemplo, cite-se um pormenor que até não é novidade ou exclusivo deste carro: os botões de accionamento dos vidros eléctricos, em vez de situados nas portas como na maior parte dos outros veículos, estão colocados numa posição central na consola, junto do volante, tornando mais fácil abrir ou fechar os vidros (por exemplo, nas portagens). <br/> <br/>FICHA TÉCNICA <br/> <br/>Mecânica <br/> <br/>Cilindrada: 1242cc <br/>Potência: 69cv às 5500 rpm <br/>Binário: 102 Nm às 3000 rpm <br/>Cilindros: 4 cilindros em linha <br/>Válvulas: 2 por cilindro <br/>Alimentação: Injecção electrónica multiponto de gasolina sequencial faseada <br/>Tracção: Dianteira <br/>Caixa: Manual de 5 velocidades <br/>Suspensão: Independente. Tipo McPherson, com braços oscilantes ligados a travessa auxiliar e barra estabilizadora, à frente; eixo de torção transversal e barra antioscilação atrás <br/>Direcção: Pinhão e cremalheira; eléctrica assistida Dualdrive <br/>Travões: Discos, à frente; tambores, atrás <br/> <br/>Dimensões <br/>Comprimento: 3546 mm <br/>Largura: 1627 mm <br/>Altura: 1488 mm <br/>Peso: 865 kg <br/>Pneus: 185/55 R15 (sobressalente, 135/80 R14) <br/>Capac. depósito: 35 litros <br/>Capac. mala: 182 litros <br/> <br/>Prestações* <br/>Velocidade máxima: 160 km/h <br/>Aceleração 0 a 100 km/h: 13,4s <br/>Consumo misto: 5,1 litros/100 km <br/>Emissões de CO2: 119 g/km <br/> <br/>Preço <br/>16.300 euros (viatura ensaiada, 18.770 euros) <br/> <br/>* Dados do construtor <br/> <br/>EQUIPAMENTO <br/> <br/>Segurança <br/>ABS: Sim, com distribuição electrónica de travagem <br/>Airbags dianteiros: Sim <br/>Airbags laterais: Sim <br/>Airbag de joelhos para o condutor: Sim <br/>Airbags de cortina: Sim <br/>Controlo electrónico de estabilidade (ESP) : Opção, 500 euros (inclui auxílio à travagem de emergência e assistência ao arranque em subida) <br/> <br/>Vida a bordo <br/>Vidros eléctricos: Sim <br/>Fecho central: Sim <br/>Comando à distância: Sim <br/>Direcção assistida: Sim, Dualdrive <br/>Retrovisores eléctricos: Opção, 100 euros <br/>Ar condicionado automático de uma via: Opção, 320 euros <br/>Abertura do depósito interior: Não <br/>Abertura da mala interior: Sim (com comando na chave) <br/>Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Não <br/>Jantes em liga leve 15"" com pneus 185/55: Opção, 510 euros <br/>Rádio CD: Sim, com MP3 (ver Blue&Me) <br/>Volante em pele com comandos auto-rádio: Opção, 105 euros <br/>Volante regulável em altura: Sim <br/>Volante regulável em profundidade: Não <br/>Computador de bordo: Sim <br/>Alarme: Não <br/>Bancos dianteiros eléctricos: Não <br/>Bancos aquecidos: Não <br/>Estofos em pele: Opção, 1100 euros <br/>Tecto de abrir: Sim, descapotável <br/>Navegação por GPS: Opção, 800 euros (pacote Blue&Me Nav) <br/>Regulador de velocidade: Não <br/>Sensores de chuva e luminosidade: Não <br/>Sensores de estacionamento traseiro: Opção, 260 euros <br/>Blue&Me em português, com conexão Bluetooth: Opção, 365 euros <br/>Pintura metalizada: Opção, 310 euros <br/>Indicador de pressão dos pneus: Não <br/>Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim <br/>Faróis de xénon: Não <br/> <br/>BARÓMETRO <br/> <br/>+ Visual exterior e interior, facilidade e prazer de condução, equipamento de segurança passiva <br/>- Preço, rigidez/ruídos parasitas, turbulência com a capota aberta, porta-luvas sem tampa, bagageira <br/> <br/>Pormenores <br/> <br/>As poupanças desnecessárias (foto porta-luvas) <br/> <br/>Num carro pequeno, os espaços de arrumação de objectos no habitáculo não podem abundar e, à excepção de uma caixa sob o banco do pendura, no Fiat 500C eles são exíguos. Mas este não é propriamente um citadino baratinho. A qualidade dos acabamentos e o seu equipamento, mormente ao nível da segurança passiva, estão ao melhor nível. Por isso, mais se estranha que o pequeno porta-luvas não tenha tampa (de preferência com chave, já que se trata de um descapotável). É mais uma daquelas poupanças incompreensíveis... <br/> <br/>E cabe? (foto condutor ao volante) <br/> <br/>Este é um carro que chama a atenção - pelo visual e pelas dimensões exteriores. Por isso alguém perguntou se uma pessoa grande não teria dificuldade em se acomodar no posto de condução. O facto é que, apesar de o volante só ter regulação em altura e os bancos dianteiros em comprimento, mesmo para alguém com tamanho XL é fácil encontrar uma posição de condução cómoda - mais fácil até do que em alguns carros de maiores dimensões. Acresce que os bancos da frente são confortáveis e envolventes. Já atrás, em especial se o condutor for grande, o espaço reduz-se. Se os passageiros de trás tiverem algo mais que 1,70m de altura e forem encorpados terão dificuldade em se acomodar. <br/> <br/>Alma de citadino (foto do painel com função City) <br/>No dia-a-dia e no pára-arranca do trânsito urbano, tal como o seu irmão de tecto rígido, o Fiat 500C é simples de conduzir. Para além da já referida cómoda posição de condução e de uma boa visibilidade, os sensores de estacionamento traseiros opcionais e as suas reduzidas dimensões tornam fácil qualquer manobra em espaços apertados. Além disso, à semelhança do 500 normal e de outros modelos da Fiat, o 500C vem equipado com a função City, que torna mais leve a direcção e facilita ainda mais a vida ao condutor. <br/> <br/>Uma janela para o céu (foto da capota) <br/> <br/>A Fiat considera o 500C mais do que "uma janela para o céu", mas é isso que o distingue do seu irmão fechado e lhe dá um encanto extra. A capota em tela forrada, incorporando uma luz de stop e óculo traseiro em vidro com desembaciador, quando fechada, proporciona um ambiente interior quase idêntico ao da versão com tecto rígido. No entanto, ocorrem alguns ruídos parasitas na junção da capota com carro em piso irregular. A abertura e o fecho fazem-se por comando eléctrico através de dois botões junto às luzes de tecto. Em andamento, até 60 km/h é possível abri-la ou fechá-la na totalidade; a velocidades superiores, só a parte horizontal é que funciona. Se se tentar aceder à bagageira com a capota aberta, esta sobe parcialmente para deixar livre a tampa da mala. <br/>

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