João Vieira Pinto vai ser responsável pela área comercial e relações públicas da Gaianima

Foto
João Vieira Pinto será a estrela da companhia da Gaianima nelson garrido

Angelino Ferreira, ex-dirigente do FC Porto, vai ficar com a gestão de recursos humanos e financeiros da empresa

O ex-futebolista internacional João Vieira Pinto vai ser o responsável pelas áreas comercial, de imagem e relações públicas da empresa municipal Gaianima. Mas o antigo craque de Benfica e Sporting não é a única aquisição no universo futebolístico. Angelino Ferreira, ex-dirigente do FC Porto, ficará, por seu turno, com a gestão de recursos humanos e financeiros da Gaianima.

O executivo da Câmara de Gaia aprovou ontem, por unanimidade, a composição das administrações das empresas municipais. Segundo o presidente da câmara, Luís Filipe Menezes, "o critério foi não aumentar mais a despesa", o que se traduziu na manutenção do número de administradores. Por outro lado, ficou estabelecido que os vereadores e o presidente da câmara não ocupam lugares nas administrações das empresas municipais. Menezes explicou ao PÚBLICO que a estratégia passou por "fazer coincidir o mais possível os administradores com funcionários da câmara". Na sua opinião, isto resulta em duas vantagens: "Reduz-se a despesa e promove-se a interacção entre as empresas municipais e a câmara."

No caso da Gaianima, há mais novidades para além de João Pinto e Angelino Ferreira. "Vamos apostar muito no emagrecimento da empresa", explicou o presidente da câmara. "Queremos fazer com que a Gaianima se cinja à pureza da sua criação, que passa pela gestão de equipamentos desportivos e de grandes eventos, como a Red Bull Air Race", completou. Para o autarca, "nos últimos anos, a Gaianima alargou muito o seu âmbito de competências". Nesta altura, a empresa municipal é responsável, por exemplo, pela gestão das actividades extra-curriculares nas escolas que dependem do município. "Isso será transferido para a Direcção Municipal de Educação da câmara", exemplificou.

Noutro ponto da reunião do executivo aprovou-se a construção de mais quatro parques de estacionamento para o centro da cidade, que totalizarão mais de 1000 lugares (cada parque terá cerca de 250). Nos cálculos de Menezes, a zona central de Gaia irá passar a dispor à volta de 2000 lugares, no total, quando os quatro novos parques ficarem prontos.

Mais estacionamento

Dois dos novos parques vão surgir a nascente da Avenida da República e os restantes a poente. Nesta área, ficará um em Santo Ovídio e outro na zona comercial da Rua Marquês Sá da Bandeira. Já a nascente será construído um na Rua da Índia e outro junto à Águas de Gaia. Para além deste quarteto, a câmara está neste momento a construir outros quatro: junto ao Centro Cívico, próximo da Ponte D. Luís I, no Jardim Soares dos Reis e no largo Sandeman, sendo que este último será inaugurado em breve.

Por último, Menezes destacou ainda o facto de a água e o saneamento não aumentarem, no concelho, durante o próximo ano, o lançamento da reabilitação da zona industrial de Canelas e a construção da primeira grande creche municipal, junto ao nó da Arrábida, um estabelecimento que terá quotas para crianças com deficiência.

Sugerir correcção