Skoda Superb Break

O salão ambulante

Em fins de Fevereiro de 2010, chegará a Portugal a versão carrinha do Skoda Superb, ainda mais espaçosa do que a berlina lançada em Setembro de 2008, apesar de só diferir na altura. A Superb Break poderá ter um motor 1.4 TSI de 125cv, a gasolina, e os propulsores 1.9 TDI 105cv, 2.0 TDI 140cv e 2.0 TDI CR 170cv. Com 3 níveis de equipamento, Comfort, Ambition e Elegance, a versão mais acessível (1.4 TSI Comfort de 125cv) custará cerca de 29.000 euros. <br/>Os motores usados na Superb Break são os mesmos do Superb berlina. Os dois a gasóleo menos potentes usam ainda o sistema de alimentação por injector-bomba; o 2.0 TDI de 170cv já tem injecção por rampa comum e, apesar da potência e performances superiores, tem emissões e consumos inferiores ao TDI de 140cv. Por isso, dada a diferença de apenas cerca de 2000 euros entre as duas motorizações, a marca estima que a maior parte dos clientes de carros a gasóleo optem pelo TDI de 170cv. Em Setembro/Outubro de 2010, o 1.9 TDI de 105cv será substituído pelo novo 1.6 TDI de 105cv, com injecção por rampa comum e melhores performances, consumos e emissões. <br/>Há ainda dois outros motores a gasolina disponíveis por encomenda: 1.8 TSI de 180cv, com velocidade máxima de 218 km/h, médias de 7,3 l/100 km de consumo, 171 g/km de CO2 de emissões e preço a rondar os 33.000 euros; e o 3.6 FSI V6 4x4 de 260cv e caixa DSG de 6 relações, cujos preços não foram disponibilizados, que atinge os 247 km/h, consome 10,2 l/100 km e tem 237 g/km de emissões de CO2. <br/>O 3.6 FSI tem tracção integral Haldex e caixa automática de série. Todas as outras variantes têm tracção dianteira e os motores vêm acoplados a uma caixa manual, de 5 velocidades no 1.9 TDI, de 6 nas restantes motorizações. O 1.8 TSI poderá ter em opção a caixa DSG de 7 relações, que melhora ligeiramente performances, consumos e emissões; e os propulsores 2.0 TDI a caixa DSG de 6 relações, que penaliza consumos, emissões e performances. O 2.0 TDI de 170cv também poderá ter tracção integral. <br/>Com 4833 mm de comprimento, 1817 mm de largura e 1481 mm de altura (+ 19 mm do que a berlina), o grande trunfo da Skoda Superb Break, tal como a berlina, é, no entanto, o espaço oferecido aos ocupantes, o melhor do seu segmento, que faz deste veículo um autêntico salão ambulante. E a cereja em cima do bolo é o volume da bagageira - 633 litros (1865 litros com os bancos rebatidos), com fundo falso deslizante para facilitar cargas e descargas. Só num segmento superior se encontra um carro com maior capacidade: a Mercedes classe E Estate (modelo de 2010), com 695 litros. <br/>O importador da Skoda ainda não sabe qual será o equipamento de série ou opcional dos diferentes níveis de equipamento, Comfort, Ambition e Elegance, mas é de supor que, à semelhança da berlina, a Skoda Break venha bem equipada, mormente ao nível da segurança, onde a berlina, nos testes do Euro NCAP, de acordo com os novos padrões de 2009, obteve o máximo de 5 estrelas, com 90 por cento na protecção de adultos, 81 por cento nas crianças, 50 por cento nos peões e 71 por cento nos dispositivos auxiliares de segurança. <br/>O que já se sabe é que estará disponível, em opção, um enorme tecto eléctrico panorâmico de abrir, com cortina protectora retráctil; um sistema de navegação com ecrã táctil a cores; a abertura eléctrica da enorme bagageira; e um sistema de entrada e arranque sem chave (KESSY). Para Portugal, a Skoda está a considerar a hipótese de incluir no equipamento de série das versões mais bem equipadas estes 2 últimos dispositivos. <br/> <br/>FICHA TÉCNICA <br/> <br/>Motorizações Veloc. Máx. Consumo Médio Emissões CO2 Preço em euros* <br/> <br/>1.4TSI (125cv) 199 km/h 6,9 l/100km (gasolina) 159 g/km 29.000 <br/>1.8TSI (160cv) 218 km/h 7,3 l/100km (gasolina) 171 g/km 32.000** <br/>3.6 FSI V6 4x4 (260cv) 247 km/h 10,2 l/100km (gasolina) 237 g/km - ** <br/>1.9 TDI (105cv) n. d. n. d. (gasóleo) n. d. 32.000 <br/>2.0 TDI (140cv) 205 km/h 6,1 l/100km (gasóleo) 160 g/km 36.000/37.000 <br/>2.0 TDI CR (170cv) 220 km/h 5,9 l/100km (gasóleo) 155 g/km 38.000/39.000 <br/> <br/>* Preços estimados para veículos com caixa manual. Cerca de 1500 euros superiores ao da berlina. <br/>** Por encomenda <br/>

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