Renault Mégane Sport Tourer 1.5 dCi 110cv Luxe

Apostada em fazer esquecer a "break"

Colocada lado a lado com a anterior geração, a nova carrinha Mégane não podia estar mais diferente. Em termos estéticos, mas também no capítulo dinâmico. A nova Sport Tourer, assim se chama esta proposta familiar na gama média da Renault, tem no remodelado turbodiesel de 1.5 litros, com 110cv, um factor de peso para dinamizar o segmento das carrinhas generalistas. <br/>A segunda geração da carrinha Mégane ostentava a denominação mais comum de "break". A terceira geração foi rebaptizada pela marca francesa como Sport Tourer. O quinto elemento da família Mégane, que se junta à berlina, ao coupé, à Scénic e à Grand Scénic, assume desta forma uma postura mais desportiva, que não se fica pelo nome. As linhas mais fluidas e o tejadilho inclinado para a traseira contrastam com o desenho compacto do anterior modelo. <br/>As ópticas posteriores na vertical deram lugar a estilizados e vincados faróis curvos, posicionados na horizontal e cortados em duas partes, que se prolongam pelo portão da bagageira. A estética sacrificou ligeiramente a capacidade da mala, reduzida em cerca de 30 litros, face à anterior geração, mas ainda assim os apreciáveis 491 litros podem ser expandidos, com os bancos traseiros rebatidos, até aos 1516 litros. A possibilidade de dobrar o banco do condutor como uma mesa e os diversos espaços adicionais para guardar pequenos objectos aumentam a versatilidade de carga e transporte. <br/>A habitabilidade interior melhorou com o aumento da distância entre eixos, comparativamente com a berlina, e os materiais de revestimento apresentam-se em bom plano, mesmo com o recurso a alguns plásticos mais duros. A instrumentação, repartida em vários níveis pelo painel frontal, revela-se prática, embora se possa estranhar a mistura de elementos analógicos (conta-rotações) com digitais (velocímetro). A opção pelo travão de parqueamento assistido é de assinalar no segmento, principalmente se comparado com modelos de estatuto superior de marcas mais conceituadas. <br/>As motorizações disponíveis assentam num bloco a gasolina, o 1.4 TCe, de 130cv; no turbodiesel 1.5 dCi, com 90 ou 110cv, e no 2.0 litros de 160cv. A versão de 110cv, com um aumento de potência de 5cv em relação à anterior geração, beneficia em estar acoplada a uma eficiente e suave transmissão manual de seis velocidades. Sem se revelar um campeão nos 100 metros, este competente propulsor mostra-se talhado para um desempenho mais à vontade em provas de fundo. <br/>O filtro de partículas contribui para um baixo nível de emissões poluentes e os consumos moderados, mesmo numa condução mais atrevida, também ajudam a ostentar a assinatura de "eco2", colocada pela Renault nos seus modelos com melhor prestação ambiental. A suspensão filtra bem os pisos degradados e proporciona conforto em percursos mais sinuosos. A direcção precisa e os sistemas electrónicos de estabilidade e tracção, com controlo de subviragem, também contribuem para um notável comportamento dinâmico. <br/>Os quatro níveis de equipamento - Confort, Dynamique, Dynamique S e Luxe -, permitem uma variada opção em termos de personalização das várias motorizações, com preços entre os 22.800 euros (1.4 TCe Dynamique) e os 34.300 euros (2.0 dCi Dynamique S). A oferta diesel (1.5 dCi 90cv Confort) começa nos 23.850 euros, a que equivale um razoável patamar de equipamento de série no capítulo do conforto e com tudo o que em termos de segurança já não se dispensa. <br/> <br/>(MOTOR) <br/>Alternativa ambivalente <br/> <br/>O bloco 1.5 dCi, com 110cv, será o mais adequado para quem pretender conjugar um desempenho desembaraçado com consumos moderados. Sem grandes impetuosidades, este quatro cilindros consegue mostrar-se à altura das solicitações exigidas a uma carrinha. A alternativa a gasolina, o 1.4 TCe, de 130cv, sobrealimentado, é fruto da parceria Renault-Nissan e apresenta funcionamento suave e prestações vivas e convincentes. Acoplada a uma transmissão manual de seis relações, esta motorização só peca pelos consumos registados no computador de bordo, na ordem dos dez litros, apesar de a marca anunciar um gasto médio de 6,5 l/100 km. <br/> <br/>(ÓCULO TRASEIRO) <br/>A bela e o senão <br/> <br/>O óculo traseiro mais inclinado, em contraste com a posição quase vertical na Mégane II, acaba por reduzir substancialmente a visibilidade para o que se passa atrás do veículo. Uma contingência que resulta do desenho elegante, mas mais afunilado no interior, da parte posterior do veículo. No entanto, esta apreciação factual não prejudica quaisquer aspectos relacionados com a segurança, uma vez que o condutor continua a poder vislumbrar pelo retrovisor as manobras dos que o seguem, em particular dos que arriscam ao não respeitarem distâncias de segurança em relação à viatura da frente. <br/> <br/>(TECTO ABRIR) <br/>Deixem entrar a luz <br/> <br/>No pacote de opções da gama Mégane, o tecto panorâmico disponível para a Sport Tourer deve ser tido em conta para quem possa acrescentar à factura mais 830 euros. Embora apenas se possa abrir o painel dianteiro, que desliza sobre o vidro traseiro fixo, a luminosidade proporcionada por este equipamento extra traduz-se num claro benefício para o conforto a bordo. O accionamento eléctrico do sistema, em andamento, facilita a operação de abrir e fechar, permitindo usufruir do arejamento natural do habitáculo em dias moderadamente soalheiros e com conforto até uma velocidade razoável. <br/> <br/>(NAVEGAÇÃO) <br/>Correcções, precisam-se <br/> <br/>O sistema de navegação Carminat da TomTom, que pode ser visualizado numa consola fixa ao centro do tablier, promete democratizar este tipo de equipamento ao custar 490 euros. Além do cálculo do melhor itinerário, o sistema informa sobre a localização de radares de controlo de velocidade (uma localização à "zona", pela dificuldade em diferenciar a posição em cada sentido) e os limites em cada via. Só que os valores indicados pelo sistema (não são "lidos" por um sensor) às vezes mostram um limite de 60 km/h numa estrada onde se pode andar a 100... <br/>  <br/>Ficha Técnica Mégane ST <br/>  <br/>Mecânica <br/>Cilindrada: 1461cc <br/>Potência: 110cv às 4000 rpm <br/>Binário: 240 Nm às 1750 rpm <br/>Cilindros: 4 em linha <br/>Válvulas: 8 <br/>Alimentação: injecção directa por conduta comum, a diesel, turbo e "intercooler" <br/>Tracção: Dianteira <br/>Caixa: manual de 6 velocidades <br/>Suspensão: independente, pseudo McPherson com triangulo inferior e barra estabilizadora, à frente; eixo semi-rígido, atrás <br/>Direcção: pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica <br/>Travões: discos ventilados à frente e maciços atrás <br/>  <br/>Dimensões <br/>Comprimento: 455,9 cm <br/>Largura: 180,4 cm <br/>Altura: 146,8 cm <br/>Peso: 1320 kg <br/>Pneus: 205/55 R16 <br/>Capac. Depósito: 60 <br/>Capac. Mala: 491 litros <br/>Prestações <br/>Velocidade máxima: 190 km/h <br/>Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,8s <br/>Consumo misto: 4,8 litros/100 km <br/>Emissões CO2: 126 g/km <br/>  <br/>Preço: A partir de 27.450 euros <br/> <br/>*Dados do construtor <br/>  <br/>Equipamento <br/>  <br/>Segurança <br/>ABS: Sim, com repartidor electrónico de travagem <br/>Airbags frontais: Sim <br/>Airbags laterais: Sim <br/>Airbgas laterais traseiros: Não <br/>Airbags de cortina: Sim <br/>Airbag de joelho para condutor: Não <br/>Controlo de tracção: Sim <br/>Programa Electrónico de Estabilidade: Sim <br/>  <br/>Vida a bordo <br/>Vidros eléctricos: Sim <br/>Fecho central: Sim <br/>Comando à distância: Sim <br/>Direcção assistida: Sim <br/>Retrovisores eléctricos: Sim e aquecidos <br/>Ar condicionado: Sim, automático bi-zona <br/>Abertura do depósito interior: Não <br/>Abertura da mala interior: Não <br/>Bancos traseiros rebatíveis: Sim <br/>Jantes de liga leve: Sim <br/>Rádio CD: Sim, com ligação USB <br/>Comandos no volante: Sim <br/>Volante regulável em altura: Sim <br/>Volante regulável em profundidade: Sim <br/>Computador de bordo: Sim <br/>Alarme: Acessório <br/>Bancos dianteiros eléctricos: Opção <br/>Bancos dianteiros aquecidos: Opção <br/>Estofos em pele: Opção (1000 euros) <br/>Navegação por GPS: Opção (490 euros) <br/>Telefone integrado: Sim <br/>Tecto de abrir: Opção, panorâmico (830 euros) <br/>Regulador de velocidade: Sim <br/>Sensores de chuva: Sim <br/>Sensores de luminosidade: Sim <br/>Sensores de parqueamento: Sim <br/>Sensores de pressão dos pneus: Pack sensor, com ajuda estac. dianteiro (500 euros) <br/>Faróis de nevoeiro: Sim <br/>Faróis de xénon: Pack, direccionais (690 euros) <br/>Lava Faróis: Incluído no Pack bi-xénon <br/>  <br/>Barómetro <br/>  <br/>+ Motor, conforto, consumos, comportamento <br/>  <br/>- Visibilidade posterior, redução da mala, navegação pouco precisa <br/>

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