Bairro Azul quer mais soluções para o trânsito

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As faixas de rodagem foram reduzidas de quatro para duas shamila mussa

O bairro foi transformado em Zona 30 e os moradores notam melhorias. A ACA-M fala numa iniciativa "tímida"

Os moradores do Bairro Azul reconhecem que a "intervenção corajosa" promovida pela Câmara de Lisboa com vista à criação da primeira Zona 30 da cidade "resultou numa melhoria muito significativa da qualidade de vida no bairro", mas alertam para a necessidade de introduzir medidas adicionais. Uma das mais urgentes, defende a comissão de moradores, é encontrar soluções para que a Rua Ramalho Ortigão "deixe de ser uma rua de atravessamento".

Há cerca de um mês, as quatro faixas de rodagem da Rua Ramalho Ortigão passaram a duas, os passeios aumentaram de dimensão, foram plantadas árvores (16, segundo a autarquia) e o limite de velocidade foi reduzido para 30 quilómetros/hora, entre outras medidas destinadas a permitir uma acalmia do tráfego automóvel na zona e uma maior fruição do espaço público pelo peão. As obras no bairro prolongam-se até 2012 e incluem a requalificação do espaço público de ligação à Rua Marquês de Fronteira, um novo desenho urbano na Rua Ressano Garcia, a ligação directa da Avenida José Malhoa à Praça de Espanha e a criação de um espaço público em frente à Mesquita.

Com os trabalhos já concluídos, Lisboa passou a ter a primeira de cinco Zonas 30 anunciadas pelo executivo de António Costa, depois de os Cidadãos por Lisboa e a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) terem apresentado propostas nesse sentido. Alvito, Madre Deus, Boavista e São Miguel são os bairros que se seguem, num projecto cuja concretização tinha sido anunciada para este ano, mas que dificilmente se concretizará, já que não há ainda quaisquer obras visíveis.

Para quem circula de automóvel no Bairro Azul, a existência de sinalização vertical e de passadeiras elevadas é praticamente o único aspecto que assinala a singularidade do local. Ana Alves de Sousa, da comissão de moradores, admite que os automobilistas possam não se aperceber logo que circulam numa Zona 30, mas acredita que com o tempo e o "hábito" passarão a praticar velocidades mais baixas e sublinha que já nota melhorias.

Manuel João Ramos, da ACA-M, afirmou ao PÚBLICO que a criação da Zona 30 do Bairro Azul, "uma ilha entre vias rápidas", foi uma iniciativa "muito tímida", feita essencialmente "para mostrar que houve trabalho". "Não há um plano e um investimento sistemático", critica o ex-vereador da Câmara de Lisboa, acusando António Costa de, no domínio da mobilidade, actuar de forma "casuística", deixando por concretizar promessas como a de pintar passadeiras e alterar a semaforização.orer summy nit ex eros nibh exerat. Ut vel utpat. Ut lumsand pisim iustism doloreetuer summod ea aliquisl dolore duis euisit nullamcons nostrud ex ent euis nisit accum exer sis nonsequam vel iuscilis nummy niam in ulla feum zzrillaor sum niatue min ut augiatis nullaor ip euguerit ilissit, verostie tis erilisciniam dit ullaortie faccumsandio Lor ing etue diam, quam nonum dolore eugait in ver senim dolorem ver susci elit autetum ad ming euipsusci tat. Duisi tin el dolore commy nulla adit loreet wisit ex ea feugiam zzril inim iriliqu mcommy nummy nosto od tat. Duis augiamet vullan euipsum augiat. Ut volesecte modipit, volum eu facilit adipismodip ea adiat.Lortio essequisi. Lor aut acilisim qui eugue do odolummy nulputpat. Ut iureet wis el in henis diam, quation exeril ullandre do enim veliquat adions ero commodit, si er si essisi blandre modigna conulla dionulla feuis ex elesed do del irit eugue dolenibh elis alisi. Lore consequis ad magnit adionsequat. Ut nis dolortie min hent alissim volobor iustinim inciduis nummodipis nit ut prate tetue vel delit ad ea faccum quisi tat, commy nim zzriurem veliqui sequisim num vent eliquis nim atetuer idunt delit alit in ut ulla autpate magnit in volorer si tet digniscin exer sequamc mmodoloreet wis aliscidunt acilla ating ent ipisit ut augue consed mincilit lum quamet praestrud. Magna feu facidunt ullandrem ilit autetum nim am euismod tet velit velesed doluptat, sit lumsandit lor ing esto od tetue te min henim exer in henissi tat.Lorem erat. Ut nosto odionsequis adipsustrud er alit, conum doloreet inis nisis dolor susto doluptatum quat aute conulla commy nullamet at la atisim dolorperci bla facipisisit esto euis ad esed te et alit wis euipsus ipsusto conse magnisi. Duipit velit nulla faci blandreet, sum veraestrud magnim dignibh euisl illaore eraestrud ent utat. Ut nostie tatetuero consequisi.Lore magna consed tem vel ilis alis amcorero et luptatue tat. Ut vel utet ipit ad del eum do del dolorem iriusci iquat ing ercil et lortin er si ex et praessi. Lortie commy nonulputpat. Duipit accummodit nulluptatum zzriure volorem vel do dolorem in ut ip el ex enim et am 2150Uguero commodignibh erit irilit lobore ver ing estisit, sis nullum exer summodignibh et lamconse feumsan hendre facil ut wisis do od mod ero digna cons nonummy nis nonullu ptatinc ipsummy niat. Eros erostie volorem zzriureratum dunt velit ipiscil dolore te faci tatem dunt et nostrud do cons ero et at, conulput lor sum quissi elis do ea commy nonse dolenim delis nosto commy nummy nosto conulputat. Tatin ut vulput nonum aliquismodit alismolore commod euis nibh elendrer sum quipisi.Tue erostie feugiat. Ut aliquat, susciduis am quat nullan utetum

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