Catarina Portas instala no Porto a segunda loja do seu projecto A Vida Portuguesa

Em Novembro, cumpre-se o sonho de dois anos e meio da empresária, que quer repetir o êxito obtido na loja de Lisboa, onde recuperou produtos da nossa memória colectiva

Nas prateleiras com 22 metros de comprimento ainda não há sinais dos produtos tradicionais resgatados ao esquecimento colectivo. Só há pó e trabalhadores num rebuliço. A partir de meados de Novembro, já não será assim: é nessa altura que Catarina Portas prevê abrir a loja A Vida Portuguesa no Porto.

Os azeites Triunfo e Saloio, o Café Brasileira, as Conservas Tricana, os palitos Lusitanos, a pasta dentrífica Couto, os lápis Viarco e as andorinhas Bordalo Pinheiro são algumas das estrelas da loja A Vida Portuguesa de Lisboa. O espaço é presença obrigatória nos roteiros turísticos da capital. Catarina Portas, o rosto responsável pel"A Vida Portuguesa, quer que o mesmo aconteça no Porto.

A empresária sonhava abrir uma loja no Porto "há dois anos e meio". "Calcorreei as ruas da Baixa todas, de Santa Catarina até aqui", recorda, numa conversa no espaço onde funcionará a loja. Há pouco mais de um ano viu o edifício onde a loja vai ficar, na esquina das ruas da Galeria de Paris e das Carmelitas, com vista para a Torre dos Clérigos. "Pensei: "Se eu pudesse escolher mesmo, era este"", conta. O desejo acabou por concretizar-se, depois de meses de negociações.

O espaço comercial ocupará o primeiro andar do prédio da Fernandes, Mattos & Ca, que tem uma loja no rés-do-chão. No primeiro e no segundo andar, há ainda vestígios do passado da Fernandes, Mattos, extinto há cerca de duas décadas: dezenas de malas dos caixeiros-viajantes, armários onde se guardavam tecidos, um pequeno manequim. Vão ser aproveitados para a decoração. As obras de renovação do espaço custaram 70 mil euros.

Durante a procura de Catarina Portas, a Baixa, em particular a zona dos Clérigos, encheu-se de espaços de comércio e lazer. "O Porto está num momento excitante", diz. Mas, adverte, "neste tipo de modas pode haver alguns perigos que é concentrarem-se todos numa actividade". "Estão a abrir muitos bares e é mais interessante e sustentado haver uma mistura de comércios. Espero poder ajudar a esse equilíbrio", aponta.

No Porto, Portas terá como sócia a empresa centenária de sabonetes Ach. Brito. "É uma parceria que me entusiasma imenso", confessa. É uma das empresas com as quais trabalha, vendendo produtos tradicionais e preparando-lhe edições exclusivas.

Em Novembro de 2004, Catarina Portas reuniu produtos tradicionais feitos em Portugal que tinham sido alvo de uma investigação jornalística que tinha realizado sobre a vida quotidiana portuguesa a partir dos anos 30. O projecto arrancou no Natal desse ano, ainda sem loja própria, que surgiria em Dezembro do ano seguinte, no Chiado, em Lisboa. A ideia de abrir uma loja no Porto surgiu pouco depois. "O meu pai [o arquitecto Nuno Portas] vive no Porto há 25 anos. Conhecia muito mal o Porto até há cerca de oito anos, quando comecei a vir com muita regularidade e fiz cá amigos. Adoro o Porto", afirma.

A vida de empresária também a aproximou do Porto e do Norte: muitos dos seus fornecedores - como a fábrica de chocolates Arcádia, a Saboaria e Perfumaria Confiança, entretanto comprada pela Ach Brito, e o Limpa Metais Coração - são do Norte. Foi no Porto, aliás, que começou a fazer a investigação jornalística que originou o projecto. "Passava os dias à procura de produtos antigos", recorda.

Sugerir correcção