Carrilho da Graça diz que a ponte que fez na Covilhã ésexy

O arquitecto Carrilho da Graça (Prémio Pessoa 2008) classifica comosexy a ponte pedonal da Covilhã inaugurada no mês passado, uma das suas últimas criações, que o município aponta como novo ícone da cidade e uma referência arquitectónica nacional. A travessia sobre a ribeira da Carpinteira faz parte do plano de mobilidade da Covilhã e passa a ser uma das pontes pedonais mais altas do país: chega aos 52 metros de altura, o equivalente a um edifício de 17 andares, num dos vales mais entalhados da cidade.

Em vez de ligar a direito as duas encostas urbanizadas, a ponte, com 220 metros de extensão, serpenteia o vale. "Evidentemente, é uma pontesexy: tem aquelas curvas que a tornam extremamente elegante, como numatop model", disse Carrilho da Graça à agência Lusa.

"A primeira vez que olhei para o vale fiquei maravilhado. Depois, uma vez que tem uma grande altura e ainda é longo, fiquei arrepiado", confessa. "Por isso é que as guardas da ponte são altas e largas", para que quem passa se sinta confortável, num tabuleiro igualmente espaçoso, sem perder as vistas. Por entre toda a sua obra arquitectónica (como o Pavilhão do Conhecimento, na Expo 98, ou as escolas supriores de Comunicação Social e de Música, em Lisboa) em Portugal e no resto do mundo, adjectiva a ponte covilhanense como "um projecto bem sucedido". "Gosto imenso deste projecto porque tem uma grande simplicidade e grande eficácia", resume Carrilho da Graça

Eficácia atestada por Rui Gigante, residente nos Penedos Altos e que por ali passa todo os dias. "Para ir para as aulas é muito boa. Antes tinha que ir à volta", num sobe e desce de escadarias, até junto à estrada. "Agora é um instante chegar ao centro da cidade", descreve José Paiva, que também reside nos Penedos Altos. "O caminho é mais curto, mais rápido e a ponte está bonita. É um monumento", refere.

O presidente da autarquia, Carlos Pinto, acredita que a nova ponte será "um ex-líbris da cidade" e um "ponto de visita obrigatório".

O investimento rondou os três milhões de euros. O Plano de Mobilidade inclui ainda a instalação de elevadores para o Jardim Público, numa das extremidades da nova ponte, e de um outro ascensor na Goldra. "A cidade terá uma rede profundamente inovadora neste domínio", disse Carlos Pinto.

Sugerir correcção