Torne-se perito

Prémio José Saramago para “As Três Vidas” de João Tordo

O jovem escritor João Tordo vai passar a ter "boas insónias". Ontem, foi distinguido com o Prémio Literário José Saramago, pelo seu romance As Três Vidas, editado pela Quid Novi. E acredita que depois deste galardão vai sentir "o peso de estar associado" ao nome do Nobel da Literatura português, por não querer "defraudar as expectativas".

O anúncio foi feito em Penafiel pela Fundação Círculo de Leitores, que, com o apoio do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, deu pela sexta vez o prémio, que vai passar a ser atribuído também em Espanha. Portugal continuará a acolher as edições correspondentes aos anos ímpares, enquanto Espanha terá o prémio em anos pares, já a partir de 2010.

Na entrega esteve Saramago, que denunciou a "americanização rapidíssima" da língua portuguesa, com a "entrada violenta de numerosas expressões". Já Tordo sublinhou que o "prémio tem mais a ver com o futuro do que com o passado".

O prémio bienal de 25 mil euros visa "promover a divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa, através do estímulo à criação e dedicação à escrita de jovens autores no domínio da ficção, romance ou novela em língua portuguesa, por escritores com idade até 35 anos". À edição deste ano concorreram 36 livros de Portugal, Brasil e África.

E o júri entendeu que João Tordo, nascido em 1975 e filho do cantor Fernando Tordo e de Isabel Branco, seria o contemplado. Do seu percurso destaca-se a sua passagem pelo cinema e pela moda, a sua formação em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa e o tempo que trabalhou como jornalista freelance.

Mais tarde, em Londres, fez um mestrado em Jornalismo. Seguiu para Nova Iorque para um curso de escrita criativa do City College, altura em que escreveu o livro Os Homens sem Luz(2004). Em 2007 lançouHotel Memóriae, em 2008, participou no guião para a longa-metragemAmália, a Voz do Povo. É de destacar o Prémio Jovens Criadores que ganhou em 2001.

Este ano o júri foi presidido por Guilhermina Gomes e composto por Ana Paula Tavares, Nélida Piñon, Pilar del Rio e Vasco Graça Moura. As edições anteriores contemplaram Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares e Valter Hugo Mãe.

Com Lusa

Sugerir correcção