IC9 de Abrantes a Ponte de Sorinclui nova pontesobre o Tejo

Foto
Existem 16 travessias sobre o Tejo

O troço do Itinerário Complementar 9 (IC9) que ligará Abrantes e Ponte de Sor e que inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Tejo vai custar cerca de 50 milhões de euros, anunciou a autarquia. Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Abrantes, Nélson de Carvalho, afirmou que o investimento previsto na construção e conclusão deste troço do IC9, que ligará, no seu conjunto, Nazaré e Ponte de Sor, "situa-se entre os 48 e os 53 milhões de euros". E "só a ponte", a executar na zona de Tramagal, "custará 17 milhões de euros", precisou o autarca.

Nélson de Carvalho disse que "o volume de tráfego médio previsto por dia é de 5274 veículos ligeiros e 381 veículos pesados", tendo acrescentado que o concurso público internacional para a subconcessão do troço do IC9 entre Abrantes a Ponte de Sor, "deve ser lançado até final do primeiro semestre de 2010".

A decisão decorre de despacho conjunto dos ministérios das Finanças e das Obras Púbicas, já publicado em Diário da República e cabe à EP - Estradas de Portugal, no âmbito do mesmo concurso, requalificar a EN 118 entre a Chamusca e o Gavião, incluindo a construção das variantes ao Tramagal e ao Rossio ao Sul do Tejo", duas localidades do concelho de Abrantes.

O futuro troço do IC9 irá fazer a ligação entre a A23, em Abrantes, e a EN 118, em Ponte de Sor, num total de 34 km, com perfil de auto-estrada e quatro faixas de rodagem, com duas em cada sentido. No âmbito deste lanço irá ser construída uma nova ponte sobre o Tejo, entre Abrantes e a zona industrial do Tramagal, que deverá ter 475 metros de extensão, de acordo com o estudo prévio, estando orçada em 17 milhões de euros. O IC9, que está inscrito no Plano Rodoviário Nacional desde 2000, desenvolve-se entre a Nazaré e Ponte de Sor, passando por Alcobaça, Batalha, Fátima, Ourém, Tomar e Abrantes e terminando na ligação com o futuro IC13, nas proximidades de Ponte de Sor. Lusa

Sugerir correcção