Peixoto e Assis são novidades, Tiago é a dúvida

Carlos Queiroz pediu o apoio do público para os dois últimos e decisivos jogos

de Portugal no apuramento para o Mundial 2010, frente

à Hungria e a Malta

Os futebolistas César Peixoto (Benfica) e Nuno Assis (Vitória de Guimarães) são as grandes novidades nos convocados do seleccionador português, Carlos Queiroz, para os dois últimos encontros de qualificação para o Mundial de 2010.

"O conjunto de jogadores que está nesta convocatória dá-me garantias. Estou optimista de que vamos cumprir os nossos objectivos, que passam por ganhar os dois jogos, com a Hungria e com Malta", disse o seleccionador, citado pelosite da Federação Portuguesa de Futebol. Juntou um recado: "Há um jogador que eu convoco de forma inequívoca, que são os nossos adeptos. Com a ajuda do Cristiano Ronaldo, do Simão, do Pepe, do Bruno Alves e de todos os outros, este jogador fantástico, que são os nossos adeptos, vai ajudar-nos a ganhar".

Tiago faz parte da lista de convocados, mas não é ainda certa a sua utilização. O médio da Juventus sentiu uma dor aguda na coxa esquerda no jogo em Munique, frente ao Bayern, do Grupo A da Liga dos Campeões, e ainda que não tenha sofrido uma rotura muscular, contraiu um edema que o afastará dos relvados por 20 dias, segundo informações do clube de Turim.

Quanto às novidades confirmadas, César Peixoto e Nuno Assis contam ambos uma internacionalização "AA", sendo que o agora jogador do Benfica, de 29 anos, já jogou na segunda era Carlos Queiroz, na goleada sofrida no Brasil em Novembro de 2008 (entrou aos 83" para o lugar de Tiago). Por seu lado, Nuno Assis jogou com a camisola da selecção no dia 20 de Novembro de 2002, em Braga (entrou aos 84", rendendo Maniche), onde os comandados de Agostinho Oliveira, agora adjunto, venceram a Escócia por 2-0, graças a um bis de Pauleta.

Para os jogos frente à Hungria (10 de Outubro, na Luz) e Malta (14 de Outubro, em Guimarães), destaque ainda para o regresso do lateral Paulo Ferreira, do Chelsea, que não esteve nos últimos encontros, devido a lesão. Carlos Queiroz excluiu o lateral direito Miguel (Valência), o central José Castro (Deportivo) e o médio Maniche (Colónia). De fora continua, por exemplo, Hugo Almeida. Público/Lusa

Sugerir correcção