Costa inaugurou em Marvila primeira de 11 novas escolas

A escola do Bairro do Armador tem capacidade para 440 alunos, mas este ano só haverá seis turmas

a O presidente da Câmara de Lisboa inaugurou ontem a Escola do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Bairro do Armador, a primeira de um conjunto de 11 novas instalações escolares cuja construção deverá estar concluída até 2011. O programa inclui ainda a recuperação de 80 escolas, que António Costa diz ter encontrado num estado "calamitoso" quando chegou à autarquia. A escola ontem inaugurada, na freguesia de Marvila, tem capacidade para cerca de 440 crianças, distribuídas entre seis salas do jardim de infância e 12 turmas do 1.º ciclo. Um campo de jogos no exterior, um ginásio coberto com balneários, um centro de recursos com computadores e equipamento multimédia e um parque infantil em espaço exterior ajardinado são alguns dos espaços de que o estabelecimento dispõe.
Mas hoje as aulas arrancarão apenas, segundo o director do agrupamento de escolas das Olaias, com quatro salas do jardim de infância e duas turmas do primeiro ciclo preenchidas. Isto porque, explica Francisco Simões, vários pais optaram por manter os seus filhos nos estabelecimentos em que tinham iniciado o seu percurso escolar, neste agrupamento ou no vizinho Damião de Góis.
Para justificar esta abertura de escola "a meio vapor", o presidente da Câmara de Lisboa invoca ainda o facto de muitos encarregados de educação não terem feito a inscrição neste estabelecimento por duvidarem de que estivesse pronto no arranque do ano lectivo. As obras começaram no fim de Julho de 2008 e, como notou ontem a vereadora da Educação, levaram "um ano, dois meses e 21 dias".
António Costa destacou a importância da Escola do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Bairro do Armador para "acabar com o estigma" da zona em que se insere, acrescentando que a sua construção "é uma componente de uma política determinada em fazer da freguesia de Marvila uma freguesia central, uma das melhores de Lisboa".
Segundo a vereadora da Educação, Rosalia Vargas, foi já adjudicada a construção de cinco escolas e jardins de infância no Lumiar, Alvalade, Pena, Galinheiras e Bairro Padre Cruz. Ainda este ano, a Câmara de Lisboa prevê iniciar a edificação de novos equipamentos escolares em Telheiras, Quinta do Bom Nome, Olivais, Parque das Nações e Benfica. Com estas obras, abrirão mil novas vagas para o ensino pré-escolar.
Na sua primeira versão, o programa Escola Nova, que contempla um investimento de 45 milhões de euros a concretizar até 2011, incluía a construção de sete novas escolas, mas esse número acabou por ser alargado para 11, graças ao estabelecimento de protocolos com o Ministério da Educação. Subjacente a essas parcerias, como explica a vereadora Rosalia Vargas, está a transformação de escolas do 1.º ciclo em centros escolares.
"O município de Lisboa já passou a linha vermelha. Estamos a deixar de ter um parque escolar envelhecido", afirmou Rosalia Vargas, defendendo que daqui a dois anos ele estará "a caminho dos melhores do país". Nessa altura, além de 11 novas instalações escolares, haverá 80 escolas recuperadas no concelho de Lisboa.

Sugerir correcção