Renault Clio Dynamique S dCi 85cv

GPS de série reforça atractividade

A Fugas conduziu o renovado Clio, na versão Dynamique S de 5 portas, animado pelo já conhecido motor 1.5 dCi, a gasóleo, com 85cv de potência e caixa manual de 5 velocidades. Esta é a variante mais vendida de toda a gama Clio e tem um preço-base de 20.400 euros. O carro que foi disponibilizado à Fugas vinha equipado com diverso equipamento opcional, que lhe elevou o preço para os 22.210 euros. Este carro cumpre os três critérios ambientais da Renault para ser considerado Eco2: menos de 140 g/km de emissões de CO2; fabricação em instalações certificadas ISO 14001; e valorizável a 95 por cento em final de vida, incorporando um mínimo de 5 por cento de plástico reciclado. Não obstante, o propulsor que o equipa não dispõe de filtro de partículas, apesar de, noutros mercados, a Renault comercializar este modelo provido de filtro.
Acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades de escalonamento longo, o bloco 1.5 dCi com 85cv e injecção por rampa comum tem um binário máximo de 200 Nm às 1900 rpm. A direcção é precisa e o carro é fácil de conduzir, não necessitando de grande trabalho de caixa e não tem grandes perdas de força mesmo em subidas mais íngremes.
Os consumos são razoáveis - em cerca de 440 quilómetros (240 km em auto-estrada e o resto condução mista com predominância de cidade), feitas as contas entre distância percorrida e combustível gasto, a média obtida por esta estimativa foi 5,0 l/100 km (o computador de bordo indicou 5,1 l/100 km). O conforto em estrada e em cidade são os já habituais nos modelos do fabricante francês.
Este motor e o comportamento do veículo não são novidades, bem como o seu equipamento em termos de segurança. Em 2005, pelos critérios então vigentes do Euro NCAP, o Clio obteve 5 estrelas na protecção dos ocupantes, 4 estrelas na das crianças e apenas 1 no que se refere à protecção dos peões. O controlo de estabilidade é opcional nesta versão (300 euros).
Assim, o que difere nesta actualização são o visual e o equipamento. A estética deste Clio inspirou-se na do actual Mégane - uma referência para os novos modelos do fabricante francês -, com alterações nos pára-choques, retrovisores, ópticas dianteiras e farolins. Mantém a mesma distância entre eixos (2575 mm), o espaço interior e a capacidade da bagageira (288 litros), mas está mais longo 41 mm em relação ao antecessor, tendo agora 4027 mm de comprimento.
No interior, há que referir novos revestimentos dos bancos e um rádio leitor de CD e MP3 com ligação iPod. Mas a grande novidade é o sistema de navegação integrado Carminat TomTom, que reúne as vantagens dos GPS portáteis com as dos sistemas de navegação fixos tradicionais. Este equipamento é de série no Dynamique S e é proposto em opção nas versões GT, GTs, RS e Sport por 490 euros, um preço bem abaixo do que é praticado nos GPS incorporados nos veículos.
Com telecomando amovível tipo joystick, o Carminat TomTom cobre 40 países europeus, com a cartografia armazenada num cartão SD, actualizável através de um site na Internet. Tal como costuma ser habitual num sistema integrado, a visibilidade é melhor do que nos portáteis (embora o ecrã, com 15cm, seja um pouco menor do que o usual), há menor risco de roubo e a qualidade da recepção do sinal GPS (através da antena do carro) e do som (pelo sistema áudio do veículo) é superior. O sistema indica em tempo real a velocidade máxima permitida, os radares fixos, pontos de interesse, lembretes (de reuniões, para comprar algo, etc.), obras, engarrafamentos (em países onde a informação esteja disponível), etc.
O Clio Dynamique S, para além do equipamento de série, pode dispor de diversos "packs" e equipamento opcionais, como, por exemplo, o Pack Desportivo (climatizador de uma zona e jantes de liga leve de 16 poelgadas, 700 euros), sensores de chuva e luminosidade (150 euros) ou o Pack City (radar de estacionamento traseiro, retrovisores rebatíveis electricamente, função impulsional dos vidros dianteiros e vidros eléctricos traseiros, 500 euros). O carro que conduzimos incluía algumas destas opções.

Ficha Técnica
Motor 4 cil., 8v 1461cc, turbodiesel
Potência 85cv às 3750 rpm
Binário 200 Nm às 1900 rpm
Veloc. máxima 174 km/h
Aceleração 0/100 km/h 12,7s
Consumo médio 4,4 l/100 km
Emissões de CO2 117 g/km
Preço 20.400 euros (22.210 euros na versão ensaiada)

Sugerir correcção