Nenê ou Liedson? Derlei

Sporting encerra a época com vitória gorda num bom jogo de futebol. Derlei foi o melhor em campo e Nenê confirmou a bota de ouro

A Três dúvidas impediam que a despedida de Sporting e Nacional não fosse um jogo a feijões. Com cinco castigados e cinco lesionados, quem jogaria pelo regressado Paulo Bento? Quem ganharia o duelo de goleadores, Liedson ou Nenê? Viveria Manuel Machado, treinador dos insulares, o gozo de ficar em quarto, à frente de Jorge "Mestre da táctica" Jesus, treinador do Sporting de Braga? Para grande surpresa, instalou-se uma quarta dúvida - o que faz um carro de corrida no meio do relvado?Talvez inspirado por presença tão imprevista, o jogo arrancou a todo o gás. Aos 4', Derlei abriu o marcador, a passe de Pereirinha. Aos 12', bis do "ninja", com a ajuda de um defesa do Nacional. O juiz foi à linha tirar dúvidas com um assistente. Findo um minuto de suspense, Paulo Baptista lá validou o segundo dos "leões".
Aos 12', respondeu Nenê, na cobrança de um livre bem longe da área. Um golo do outro mundo, para confirmar a bota de ouro. Depois disso, as equipas ligaram o piloto automático. O Nacional tinha a bola, os "leões" aceleravam em contra-ataque. Mateus apareceu à frente de Rui Patrício, mas Mateus não é Nenê e o guardião da casa teve reflexos. Depois foi Salino a rematar ao lado. Aos 29', Derlei não teve pontaria para o hat trick, na melhor jogada do Sporting.
No intervalo, as cheerleaders tiveram rivais de peso. Os melhores momentos da época, nos ecrãs gigantes. Mas quando a revisão da matéria começou, entraram as equipas. As imagens ficaram por ali, o melhor da época, em versão curta-metragem.
No reatamento, novo livre perigoso de Nenê e João Aurélio no lugar do amarelado Ruben Micael. Logo a seguir, calcanhar de Liedson, remate de Yannick, grande defesa de Bracalli. Depois, houve mais Derlei, tal como houve mais Nacional ao ataque. Primeiro o "ninja" em fora-de-jogo, depois a servir Liedson. Nitidamente, alguém atestou os depósitos no balneário.
À pedalada "alvinegra", respondeu Derlei com uma bicicleta. Falhou por pouco, mas mereceu cada aplauso que recebeu. Justas seriam algumas palmas para o bom futebol do Nacional, que não foi a Alvalade dormir à sombra do quarto lugar. E para Liedson, que teve direito a ovação de pé, como digno vencido do duelo com Nenê.
Faltava apenas o golo de Romagnoli, o terceiro dos "leões", de penálti. Quanto às dúvidas, Paulo Bento só precisou de um dos quatro juniores que chamou para tapar buracos e Machado perdeu, mas segurou o quarto posto. O bólide verde e branco? É vê-
-lo correr pelo Sporting, na próxima época da Superleague Formula, o campeonato em que clubes de futebol medem forças com motores. Se correr como Derlei, fará boa figura.
Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Assistência 23.228 espectadores.
Sporting Rui Patrício 6; Pereirinha 7, Tonel 6, Polga 6, Ronny 7; Carriço 7, Adrien 6, Yannick 6, Romagnoli 6; Derlei 8 (Renato -, 86), Liedson 6 (Tiuí -, 82).
Nacional Bracalli 6; Patacas 7, Maicon 5, Cléber 5, Alonso 7, Felipe Lopes 5; Salino 5 (Fabiano 5, 59), Luís Alberto 5, Ruben Micael 5 (João Aurélio 5, 46); Mateus 5 (Miguel Fidalgo 5, 72), Nenê 8.
Árbitro Paulo Baptista 4, de Portalegre. Amarelos Ruben Micael (7'), Derlei (26'), Pereirinha (43'), Maicon (50'), Adrien (80'), Cléber (88') e Alonso (90'+2).
Golos 1-0, por Derlei, aos 4'; 2-0, por Derlei, aos 7'; 2-1, por Nenê, aos 11; 3-1, por Romagnoli (g.p.), aos 90'+2 .
Sporting 3
Nacional 1

Sugerir correcção