Estação S. Sebastião fechada até 28 Junho

a A Estação de S. Sebastião, na linha azul do Metropolitano de Lisboa, estará encerrada entre 23 de Maio e 28 de Junho para realização de obras, as quais vão permitir o prolongamento da linha vermelha entre as estações de Alameda e S. Sebastião e a sua ligação à rede existente. Considerado um "empreendimento estruturante" para a rede do Metropolitano de Lisboa e para a mobilidade na cidade de Lisboa, a construção deste troço vai permitir a interligação entre a linha vermelha e as linhas verde, amarela e azul nas estações de correspondência Alameda, Saldanha e S. Sebastião. a A Câmara de Faro aprovou a colocação provisória de condutas no fundo da ria Formosa para levar água potável e saneamento básico à população das ilhas da Culatra e Farol, informou em comunicado de imprensa. A primeira hipótese de levar água às ilhas da Culatra e Farol não foi bem sucedida devido a problemas na perfuração da travessia da barra da Armona para colocar as condutas. A Águas do Algarve propõe colocar de forma provisória condutas no fundo da ria, de forma a que as populações tenham acesso a água e recolha de esgotos.
a O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho teme que a praia venha a ser interditada, devido aos problemas da Lagoa de Óbidos, e acusa o Instituto da Água (Inag) de falta de intervenção. Fernando Horta tem vindo a reunir-se com o Inag desde que, no final de 2008, o canal que liga a Lagoa de Óbidos ao mar se desviou para a zona da praia, reduzindo o areal. "Já se esgotaram os argumentos de bom senso nas conversações com o Inag", disse à Lusa Fernando Horta.
a A Assembleia Legislativa dos Açores rejeitou ontem, por maioria, o diploma que visava a introdução das corridas de touros picadas no arquipélago. Na votação, o diploma recebeu 28 votos contra e apenas 26 a favor, e ainda duas abstenções. Votaram contra 20 deputados do PS, cinco do PSD, dois do Bloco de Esquerda e um do PCP. Os votos favoráveis foram de 13 deputados do PSD, nove do PS, três do CDS/PP e um do PPM. Dois deputados do CDS/PP abstiveram-se.
a A directora da Casa Fernando Pessoa, Inês Pedrosa, criticou ontem a falta de aproveitamento do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, e sugeriu a transformação do espaço num centro de literatura e artes. "Fez-
-se uma obra daquelas e está abandonada, usada de vez em quando para galas, casamentos e baptizados", criticou a responsável. Inês Pedrosa falava no Teatro S. Luiz, durante um dos seminários de preparação da Carta Estratégica de Lisboa.
a O Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja deu razão à decisão da Câmara de Grândola (PS) de ter denunciado o contrato de arrendamento de um edifício da autarquia, ocupado pelo Centro de Trabalho do PCP local desde 1983. A Câmara de Grândola, em comunicado, sustenta que, perante a decisão do tribunal, "irá convidar" o PCP a "devolver rapidamente à comunidade grandolense um dos principais edifícios históricos do concelho".
a Os postos da GNR dos municípios algarvios de Vila do Bispo e Alcoutim vão ser transferidos para novas instalações devido ao seu estado de degradação, ao abrigo de protocolos firmados ontem. A substituição dos postos da GNR é tida como urgente pela Direcção-Geral de Infra-Estruturas e Equipamentos. No caso de Vila do Bispo, situada no Barlavento algarvio, o novo posto territorial da GNR ficará instalado num terreno da autarquia, que recebe em troca o edifício da ex-Guarda Fiscal de Salema, propriedade do Estado.

Sugerir correcção