Presidente do Azerbaijão procura novos mandatos

a O Azerbaijão anunciou ter-se registado uma forte afluência às urnas durante o referendo de ontem para dar ao Presidente Ilham Aliyev a possibilidade de permanecer vitaliciamente no cargo, desde que consiga ser consecutivamente reeleito.A oposição pedira um boicote a esta tentativa de se acabar com o limite de dois mandatos, mas as autoridades alegam ter havido uma votação suficientemente forte para que os resultados possam ser validados.
Os Aliyevs têm vindo a dominar o país desde há décadas, primeiro sob o entretanto falecido Heydar Aliyev como dirigente comunista e depois Presidente, mais tarde com seu filho Ilham, desde 2003.
O actual Presidente, de 47 anos, termina o seu segundo mandato em 2013 e pretende continuar no poder para além dessa data, beneficiando da situação estratégica do país entre a Ásia e o Ocidente, numa zona pela qual o petróleo do Mar Cáspio passa para a Europa.
Aliyev afirma que há seis meses foi reeleito com 89 por cento dos votos expressos e ontem, duas horas antes das urnas fecharem, a afluência já estava a ser oficialmente de 64,1 por cento, pelo que não estava com grandes dúvidas de que deverá ficar por muitos mais anos no poder, num país onde a democracia é rigorosamente vigiada. "Podemos escrever, podemos ler, podemos olhar. Mas não temos voz", queixou-se o habitante anónimo de uma modesta residência de Baku, a capital, citado pela Reuters, quando ontem à noite se aguardavam os primeiros resultados oficiais do referendo.
89 %

foi a votação com a qual Ilham Aliyev foi reeleito Presidente do Azerbaijão há seis meses

Sugerir correcção