Palácio na Junqueira vai ser transformado em hotel e museu

Os autores do projecto consideram que este equipamento contribuirá para formar "um cluster de cultura, arte e património" na zona de Belém

a O Palácio dos Condes da Ribeira Grande, edifício lisboeta construído no início do século XVIII que está em vias de classificação pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, vai converter-se num hotel de cinco estrelas e num museu de arte contemporânea. Os autores do projecto defendem que se trata de "uma oportunidade única para recuperar um edifício de elevado patrimonial, altamente degradado interiormente", e sublinham que a intervenção no espaço "procura uma reabilitação geral de elevado respeito pelas questões patrimoniais e técnicas construtivas usadas originalmente, com adaptações aos critérios de segurança e tecnologia actuais".
A iniciativa enquadra-se no Plano de Pormenor do Projecto Urbano do Centro de Congressos de Lisboa que, segundo o site da câmara municipal, se encontra em processo de participação preventiva até hoje. O plano abrange uma área de mais de 96 mil metros quadrados entre o edifício da Cordoaria Nacional e o edifício da Standard Eléctrica.
Para o Palácio dos Condes da Ribeira Grande, nos números 62 a 78 da Rua da Junqueira, está prevista a instalação de um hotel e de um museu, de acordo com um projecto cujos autores garantem que "respeitará e recuperará o carácter nobre do actual edifício, dignificando-o com uma mais-valia cultural". No edifício do século XVIII funcionarão a recepção e o principal conjunto de quartos, bem como as áreas de estar.
Os arquitectos João Pedras e Helder da Silva Cordeiro explicam que está prevista a construção de um edifício no logradouro, que "será utilizado como extensão do museu através de uma galeria de exposições temporárias". Uma outra construção, a nascente, funcionará como extensão do hotel, com as zonas de restauração e cafetaria e um conjunto de quartos.
Os autores consideram que este projecto constituirá "mais um equipamento relevante na margem do Tejo, que juntamente com outros museus, como o de Arte Contemporânea Colecção Berardo e o futuro Museu dos Coches, formarão um interessante cluster de cultura, arte e património".

Sugerir correcção