Torne-se perito

Wikipedia faz 7 anos

Nasceu em 2001, anos antes da moda da criação e partilha de conteúdos chegar à Web. Muitos negam que seja uma verdadeira enciclopédia - mas é sem dúvida um gigantesco repositório de saber. No dia do sétimo aniversário, sete factos sobre a enciclopédia. Por João Pedro Pereira

O termo wiki não nasceu com a Wikipedia. Trata-se de uma palavra havaiana que significa "rápido".A palavra também foi aplicada na Internet muito antes de a Wikipedia nascer. Neste contexto, designa uma página Web que pode ser facilmente editada por qualquer pessoa. O primeiro wiki chamava-se WikiWikiWeb e foi lançado em 1995 por um programador informático americano - o site era dedicado a programação e foi um sucesso, dando origem a vários sites que adoptaram o mesmo modelo colaborativo.
Actualmente, há muitos wikis para além da Wikipedia. Um deles é o dicionário Wiktionary, que está associado à enciclopédia.
Há muitos que hesitam em chamar enciclopédia à Wikipedia. Mas o primeiro projecto do fundador Jimmy Wales estava muito mais próximo de uma enciclopédia tradicional.
A Nupedia, lançada em 2000, pretendia ser uma enciclopédia gratuita on-line (tal como a actual Wikipedia). Mas cada artigo deveria ser revisto por especialistas que estivessem dispostos a colaborar voluntariamente. A Wikipedia nasceu pouco depois como um projecto secundário.
A Nupedia, contudo, foi um fracasso. O processo de revisão de artigos era demorado e, ao fim de mais de três anos de actividade, o site acabou por encerrar. Estavam então concluídas apenas 24 entradas. Só a Wikipedia em língua inglesa conta hoje com quase 2,7 milhões de artigos.
Jimmy Wales, de 42 anos, enriqueceu o suficiente nos mercados financeiros em meados da década de 90 para não ter de se preocupar com dinheiro. É, regra geral, descrito como o fundador da Wikipedia. Mas não estava sozinho no lançamento do site.
Na verdade, a ideia de criar uma enciclopédia aberta foi descrita pela primeira vez pelo filósofo Larry Sanger, que Wales contratara como director da Nupedia (que veio a dar origem à Wikipedia). Contudo, Wales, em 2005, alterou o conteúdo da sua própria biografia na Wikipedia para retirar a expressão "co-fundador" e apagar o papel de Sanger no lançamento do site. A Wikipedia permite que as pessoas façam apenas pequenas alterações às respectivas biografias. Wales ultrapassou estes limites.
Fazer uma pesquisa no Google significa frequentemente ter a Wikipedia nos resultados cimeiros. Isto acontece por causa da forma como o Google hierarquiza os sites.
A cada site, o motor de busca atribui uma nota, calculada com base no número de links que esse site recebe. O Google considera um link de uma página para outra como um voto da primeira na última. Mas os "votos" não são todos iguais. Um link a partir de uma página é tão mais importante quantos mais links essa página, por sua vez, tiver recebido. E também são contados os "votos" de um site em si próprio.
Ora, uma página da Wikipedia tem vários links para outras páginas da enciclopédia e para outras secções do site. A Wikipedia é uma fábrica de links para si própria - e a isso o Google não resiste.
Se a versão inglesa tem quase três milhões de entradas, a Wikipedia portuguesa fica-se por uma conta muito mais modesta: cerca de 450 mil artigos. O número, porém, é o suficiente para a Wikipedia em língua portuguesa ser a oitava maior, atrás de línguas como o francês, o alemão e o japonês, mas à frente do espanhol.
A Wikipedia em português integra artigos escritos em português de vários países. A ortografia do Brasil é mais frequente e muitos artigos dizem também respeito a pessoas, locais ou factos associados a este país. Indicadores como o tráfego do site ou a proveniência dos utilizadores activos apontam serem sobretudo os brasileiros a impulsionarem a Wikipedia lusófona.
Os artigos da Wikipedia não são apenas gratuitos - são de todos. O site optou por uma licença que permite a qualquer pessoa a cópia integral, redistribuição e modificação dos conteúdos, inclusivamente para fins comerciais.
Foi ao abrigo das permissões desta licença que o portal Sapo lançou, em finais de 2007, o Sapo Saber. Basicamente, é uma réplica da Wikipedia lusófona, que priviligia os conteúdos respeitantes a Portugal e na qual algumas entradas são validadas por especialistas - o objectivo é que essas páginas sejam marcadas como tendo sido validadas, numa tentativa de contornar um dos grandes problemas que os detractores apontam à Wikipedia: a falta de credibilidade.
Na Alemanha, foi lançada uma versão da Wikipedia em livro (acompanhado por um DVD), que contém os 50 mil artigos correspondentes aos termos mais pesquisados naquele país. Algumas iniciativas também gravaram conteúdos do site em CD para distribuir em países africanos com dificuldades de acesso à Internet.
A Wikipedia é dos sites mais visitados do mundo. Segundo o Alexa, um serviço de medição de tráfego na Internet, é o oitavo site mais consultado: são milhões de utilizadores a acederem diariamente a milhões de artigos, que são escritos, revistos e alterados por milhares de pessoas. Tudo isto implica uma imensa infra-estrutura informática (e 23 funcionários) para manter a Wikipedia a funcionar. O fundador Jimmy Wales informou recentemente que o projecto gasta "menos de seis milhões de dólares [4,6 milhões de euros]" anuais.
O site, contudo, não recorre a anúncios publicitários (que seria o modelo de negócio mais óbvio). Em 2002, Wales garantiu que a Wikipedia nunca teria publicidade. Em vez disso, o site lança periodicamente campanhas de angariação de donativos. A mais recente arrancou em finais de Dezembro. Poucos dias depois, a meta dos seis milhões de dólares tinha já sido ultrapassada. Além disto, algumas empresas oferecem gratuitamente equipamento e serviços.

Sugerir correcção