A outra vida de Cherbakov, 15 anos depois do fim da sua vida como futebolista

O antigo jogador do Sporting ficou paraplégico num desastre de automóvel, em Lisboa. Tinha apenas 22 anos e uma história de sucesso quase garantida pela frente

Uma lesão num pulso obrigou Fernando Brassard a colocar um ponto final numa carreira promissora a Há muitos exemplos de carreiras interrompidas de maneira trágica. Escritores, pintores ou músicos saíram do palco em pleno auge artístico. O músico Jeff Buckley morreu afogado aos 30 anos, o escritor Albert Camus faleceu num acidente de carro antes dos 60, o actor James Dean perdeu a vida a mais de 150km/h numa estrada californiana só com três filmes no currículo. O desporto também tem casos fatais e Portugal não foge à regra: os futebolistas Fehér, Bruno Baião, Hugo Cunha, Rui Filipe ou o basquetebolista Pedro Pinto morreram antes do final da carreira. Mas no desporto, a morte súbita não é a única forma de colocar um ponto final nos seus percursos. As lesões são um enorme pesadelo para os desportistas, principalmente os de alta competição.
Brassard, Tonanha ou Seba, os casos mais mediáticos do futebol português, ficaram impedidos de progredir na carreira. Uma lesão num pulso levou a que Brassard abandonasse a prática da modalidade, especializando-se na preparação de guarda-redes, o seu posto como jogador, enquanto os antigos futebolistas do Belenenses tiveram de interromper as respectivas carreiras nos anos noventa. O primeiro teve mesmo de deixar a competição de forma definitiva, enquanto o segundo foi submetido a uma intervenção cirúrgica nos Estados Unidos e pôde regressar, embora sempre muito vigiado pelos médicos.
A transição de uma vida activa para a de uma carreira além da desportiva motivada por uma interrupção inesperada ou forçada nem sempre é fácil. Mas há casos de sucesso como o de Brassard, que trabalha na selecção nacional como treinador de guarda-redes, ou do basquetebolista americano Magic Johnson, que viu o seu contrato congelado quando descobriram que tinha o vírus HIV - abandonou a carreira nos Lakers em 1991 e dedica-se a promover o combate à doença através da sua Fundação. F.E.L.

Sugerir correcção