Comboio eléctrico chega ao Barreiro e à Linha do Sado

Electrificação da linha entre Pinhal Novo e Barreiro é inaugurada amanhã, com comboios idênticos aos da Linha de Sintra

a É inaugurada amanhã a electrificação de 16 quilómetros de linha férrea entre Pinhal Novo e o Barreiro, uma das poucas obras ferroviárias em Portugal que é terminada (quase) dentro do prazo.Trata-se de uma obra de 19 milhões de euros, iniciada em Março e com um prazo de execução de 270 dias e que só não está ainda concluída porque faltam os acessos e os abrigos nos apeadeiros. Mas como a catenária (cabo de alta tensão) já está instalada, a CP não perdeu tempo em substituir as automotoras a diesel por material eléctrico. A partir de amanhã serão as típicas unidades quádruplas eléctricas da Linha de Sintra que vão servir os passageiros entre Barreiro e Praias Sado (Setúbal).
A diferença é abismal: o tempo de viagem entre aquelas estações passará dos actuais 58 minutos para 38 minutos e a viagem entre Setúbal e Barreiro reduz-se de 48 para 30 minutos. Tais ganhos de tempo explicam-se pelo rapidez na aceleração e na travagem das composições eléctricas. Numa linha suburbana, como é o caso, com muitas paragens, estas características do material circulante potenciam viagens mais rápidas.
Ao nível do conforto, a melhoria também é grande, pois as novas composições substituem as automotoras mais velhas que a CP ainda tem ao seu serviço e que hoje se despedem.
A CP aproveitou para reforçar a oferta neste eixo, oferecendo um comboio em cada 30 minutos nas horas de ponta e um por hora durante o resto do dia. Ao todo serão 27 circulações em cada sentido entre Setúbal e Barreiro desde as 5h55 até às 00h30.
Foram também melhoradas as ligações aos barcos da Soflusa no Barreiro, o que vai tornar a CP mais competitiva desde Setúbal para a Baixa de Lisboa. Contas feitas, a viagem comboio+barco demorará uma hora, que é sensivelmente o mesmo tempo que apanhar um suburbano da Fertagus para Entrecampos e o metro para a Baixa. No preço, a CP é mais barata.Já em relação às grandes distâncias, o comboio não promove grandes vantagens ao Barreiro. As ligações no Pinhal Novo aos Intercidades e Alfas que vão para o Alentejo e Algarve melhoraram. E volta a haver alguns regionais directos a Beja, Évora e Faro. Mas pouco se ganhou em relação aos tempos em que daquela estação terminal partiam comboios para todas as cidades do Sul. Por exemplo, a viagem do Barreiro para Grândola demora hoje mais 12 minutos do que há 20 anos (ver infografia).
Américo Leal, da Associação de Utentes da Linha do Sado, disse ao PÚBLICO que está satisfeito por finalmente ver concretizado um inves-
timento prometido em 1999, mas ma-
nifesta alguma apreensão por "as infra-estruturas ainda estarem praticamente no começo".
As estações daquela linha foram de-
molidas e substituídas por apeadeiros com um abrigo protector e máquinas de venda de bilhetes. Desapareceu a estação como lugar de espera e de conforto, o funcionário da bilheteira. A linha é agora um eixo suburbano.
Tendo em conta a perda de clientes dos últimos tempos, devido ao material desconfortável e aos incómodos provocados pelas obras, a CP estima para 2009-2010 um aumento da procura entre dez e cinco por cento. Domingo, para comemorar, as viagens entre Barreiro e Praias Sado serão à borla.

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