Situação dos 342 idosos que vivem em prédios semidevolutos é um dos "grandes dramas" da Baixa

A O presidente da Junta de Freguesia de São Nicolau, António Manuel (PSD), disse anteontem à noite que um dos "grandes dramas" da Baixa de Lisboa é o dos 342 idosos que habitam em 216 prédios parcialmente devolutos. António Manuel, que terça-feira participou num debate sobre a Baixa e Chiado, disse que nesta zona de Lisboa há 16 prédios "totalmente devolutos" e 216 parcialmente devolutos, que são habitados por 342 idosos.
"Mais do que um drama urbanístico, o pior é do ponto de vista humano", afirmou o autarca, salientando que um "grande drama da Baixa" são as pessoas idosas que vivem nos prédios devolutos.
No debate, que decorreu no Teatro São Luíz, o social-democrata António Manuel disse igualmente que na Baixa moram entre 3000 e 3500 pessoas, sendo a maioria delas jovens com cursos superiores. Segundo a agência Lusa, o autarca chamou a atenção para o facto de a população da Baixa não ser apenas aquela que está recenseada, mas também a que subaluga quartos, reside em pensões e os imigrantes.
Números diferentes, provavelmente por se referirem a zonas e conceitos que não coincidem totalmente, foram avançados pelo vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, segundo o qual há 4600 edifícios devolutos em toda a cidade, sendo que 60 de entre eles se situam na Baixa. Manuel Salgado disse também que na Baixa/Chiado vivem 1500 pessoas.
Atrair mais residentes para esta zona da cidade de Lisboa, acrescentou o vereador do Urbanismo, é um dos objectivos da câmara para a Baixa/Chiado, a par da valorização do comércio, dos serviços, da indústria criativa, da cultura e do turismo.
Realçando que a Baixa "não é um bairro", Manuel Salgado sublinhou que um dos "factores dinamizadores" para esta zona é combinar a habitação permanente com a de curta permanência e a hotelaria. O vereador disse ainda que nos próximos 10 a 15 anos o número de veículos vai ter que diminuir "significativamente" naquela área da cidade.
Os lugares para estacionamento, a qualidade do ar, a segurança dos edifícios e os buracos nas ruas são algumas das principais dificuldades dos moradores da Baixa/Chiado apontadas pelo presidente da Junta de Freguesia de São Nicolau no decurso do debate promovido por iniciativa de um movimento de cidadãos.

Sugerir correcção