Abramovitch confessa ter pago a oligarcas russos

a O milionário russo Roman Abramovitch, dono do clube de futebol britânico Chelsea, reconheceu ter gasto milhares de dólares para obter favores políticos e protecções para constituir a sua fortuna, noticiou ontem o jornal The Times com base em documentos judiciais. Abramovitch diz que pagou "a velhos oligarcas para obter parte importante dos recursos de petróleo e alumínio", no desmantelamento da União Soviética.
O documento de 53 páginas faz parte da defesa de Abramovitch no âmbito do processo do refugiado russo Boris Berezovski, que corre no Tribunal Comercial de Londres. O acusado foi assim obrigado a desvendar como conseguiu juntar a sua enorme fortuna.
Berezovski acusa Abramovitch de ser próximo do ex-Presidente russo Vladimir Putin e de, através de ameaças de confiscação - e da prisão de um amigo -, o pressionar para vender mais barato acções de antigas empresas estatais (da cadeia televisiva ORT, da empresa petrolífera Sibneft e do grupo de alumínio Rousski Alumini, actualmente Rusal).
Boris Berezovski pretende receber de Abramovitch 2,5 milhões de euros.

Sugerir correcção