Fundação Serralves prolonga vida centenária de plátano de Portalegre

a O plátano mais célebre do país celebra 170 anos de existência em Portalegre e vai ser alvo de atenção especial da Fundação Serralves, encarregada de trabalhos de manutenção e conservação para aumentar a sua esperança de vida.Aproveitando a celebração do Dia Mundial do Ambiente, esta árvore emblemática da história de Portalegre e de Portugal será "também assinalado o seu aniversário com substituição e nova pintura de suportes, nos dias 4 e 5 de Junho", afirma Ana Manteiga, vereadora do Ambiente da Câmara de Portalegre.
Desafiando a passagem do tempo, a árvore cresceu e desenvolveu-se, sendo necessários suportes para os seus largos ramos. "Contudo, esses mesmos suportes estão a atrofiar o seu crescimento e nesse sentido o serviço de arboricultura da Fundação Serralves tratará de os substituir e pintar, permitindo o seu crescimento saudável", explica a autarca.
O plátano do Rossio, como também é chamado, faz parte da história de Portalegre e é local de encontro de muitos amigos que cresceram a vê-lo crescer. Plantado no Rossio de Portalegre em 1848 pelo botânico José Maria Grande, a árvore depressa se desenvolveu, aproveitando a linha de água que ali passa para criar sólidas raízes. Com grande parte do seu tronco soterrado (apenas 30 metros estão visíveis), sob a sua copa (de 34 metros de diâmetro médio) - a maior da Península - abrigaram-se feiras e negócios, conversas de ocasião, encontros de namorados e até reuniões políticas.

Sugerir correcção