Primeira central hidroeléctrica do país passa a museu

A A primeira central hidroeléctrica do país, a do Biel, que entrou em funcionamento em 1894, em Vila Real, vai ser transformada num núcleo museológico por iniciativa conjunta do Museu do Douro e da autarquia local. Vila Real inaugurou no século XIX uma pioneira rede de energia eléctrica. Em 1894 entrou em funcionamento no rio Corgo a primeira central hidroeléctrica de serviço público do país, que alimentou a rede local de distribuição de electricidade até 1926. Para a concretização do projecto de transformar a central num museu, a Câmara de Vila Real já iniciou as negociações com os proprietários do imóvel.
Anteonten à noite, foi inaugurada a exposição A Central do Biel: um enquadramento para a musealização da primeira central hidroeléctrica portuguesa, numa organização do Museu do Douro. No decorrer da sessão inaugural, foi também lançado o livro A Central do Biel, da autoria de Vítor Nogueira, escritor e director do Teatro de Vila Real. O autor alertou para o "processo de degradação" em que as infra-estruturas e os equipamentos instalados na central entraram nos últimos anos.
"Caso único em Portugal, hoje existem ainda na velha central a maior parte dos equipamentos principais construídos e instalados no século XIX", afirmou. Nomeadamente o motor hidráulico, que desenvolvia 151 cavalos, uma turbina Knop, construída nas oficinas da empresa alemã Briegleb Hansen, com 1,65 metros de diâmetro e 1,36 metros de altura, e o tubo de alimentação da turbina, em ferro, com 30 metros de extensão e 96 centímetros de diâmetro.
Vítor Nogueira considera que o "interesse na recuperação da antiga central pode assentar em simultâneo numa vertente museológica e numa vertente ecológica". Para além do estudo, recuperação e divulgação daquele património, o responsável salientou ainda a promoção da educação ambiental. "A central reúne virtualidades raras pelos materiais tradicionais utilizados na sua construção e por ter aproveitado um desnível natural do próprio rio", frisou.
Foi na cidadela de Cascais, em 28 de Setembro de 1878, que em Portugal ocorreu a primeira experiência de iluminação pública, com a aquisição, por parte do rei D. Luís, de seis lâmpadas Jablochkoff e o respectivo gerador de energia, com uma potência de oito cavalos.
Em Braga, no ano de 1893, entrou em funcionamento a primeira rede de iluminação pública capaz de abranger uma localidade, uma estrutura que era servida por um sistema gerador de energia com base numa máquina a vapor. Um ano mais tarde, entrava em funcionamento a primeira central hidroeléctrica portuguesa, em Vila Real.
Na década de 20, o industrial José Pires Granjo adquiriu e ampliou o edifício (preservando a maior parte das antigas máquinas), montou um elevador e instalou no local uma fábrica de curtumes que viria a funcionar até 1950. Lusa
151 cavalos era a potência que desenvolvia o motor hidráulico montado em 1984 na central hidroeléctica do rio Corgo
151
Cavalos era a potência que desenvolvia o motor hidráulico montado em 1984 na central hidroeléctica do rio Corgo

Sugerir correcção