Jornal suspenso após noticiar novo romance de Putin

a O diário sensacionalista russo Moskovski Korrespondent, que publicou há duas semanas uma história sobre um alegado romance e casamento iminente do Presidente cessante e futuro primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, com a ex-ginasta olímpica Alina Kabaieva, de 24 anos, foi suspenso. Os donos da publicação alegam que a decisão não se deveu a pressões do Kremlin, mas a "falta de rentabilidade".Putin avaliara a história como "não contendo uma palavra de verdade" e avisou não tolerar intromissões na sua vida privada. "Sempre reagi negativamente àqueles que metem o nariz e as suas fantasias eróticas na vida dos outros", avisou na sexta-feira.
Algumas horas mais tarde era anunciada a suspensão da publicação e o despedimento do seu director, Grigori Nekhorochev. "Ninguém nos exigiu isto. Tenho as minhas responsabilidades e concluí que a história não foi devidamente confirmada", sustentou, em entrevista à rádio Ekho Moskvi, Artiom Artiomov, que preside o grupo de comunicação detentor do jornal, a National Media Company.
Esta empresa pertence ao oligarca Alexander Lebedev, tido como um liberal com boas relações com o Kremlin mas que é dono também do jornal oposicionista Novaia Gazeta, o mesmo onde trabalhava a assassinada jornalista Anna Politkovskaia.
Artiomov adiantou que o Moskovski Korrespondent regressará às bancas, mas numa versão "menos politizada".

Sugerir correcção