Navio-hospital Gil Eannes palco do filme O Assalto ao Santa Maria

Câmara de Viana do Castelo patrocina as filmagens, estando garantido que a estreia será numa sala da cidade

a O antigo navio-hospital Gil Eannes, atracado em Viana do Castelo, é o cenário principal da longa-metragem O Assalto ao Santa Maria, cujas filmagens já começaram e que deverá estrear até Outubro, segundo informou fonte da produtora Take 2000. O filme tem como realizador Francisco Manso e o argumento é assinado por Vicente Alves do Ó e João Nunes, decorrendo a rodagem até ao início de Maio, com passagem também por Cacilhas. Além do navio atracado em Viana do Castelo, na marginal do rio Minho, as filmagens passam ainda pelo Montijo, Barreiro e Lisboa. A ideia é retratar o histórico assalto ao paquete Santa Maria, uma original operação de denúncia dos regimes ditatoriais de Portugal e Espanha desencadeada em 1961 por 24 exilados políticos dos dois países, liderados pelos capitães Henrique Galvão e Jorge Sotomayor, com o apoio expresso do general Humberto Delgado. A chamada Operação Dulcineia consistiu na tomada pelos revolucionários do comando daquele paquete, com mais de 600 passageiros a bordo, em pleno mar das Caraíbas, desviando-o da sua rota durante 12 dias, para alertar a comunidade internacional para a opressão dos regimes políticos que asfixiavam a liberdade na Península Ibérica.
Esta arriscada ocupação do mais luxuoso paquete de passageiros da marinha mercante portuguesa constituiu o primeiro sério abalo da ditadura de António Salazar em 1961, um ano de vários contratempos para o regime. Nesse mesmo ano, seguiram-se o início da guerra da libertação de Angola, o golpe protagonizado por Botelho Moniz, o desvio de um avião da TAP e a anexação de Goa, Damão e Diu pela Índia.
Do elenco português do filme O Assalto ao Santa Maria fazem parte Carlos Paulo, que interpreta a personagem do capitão Henrique Galvão, além de Leonor Seixas, Pedro Cunha, António Pedro Cerdeira e Vítor Norte.
As filmagens no Gil Eannes, antigo-navio hospital resgatado da sucata e agora transformado em museu, estão programadas para decorrer até ao dia 24 de Abril.
A estreia mundial do filme terá lugar em Viana do Castelo, sendo esta uma das contrapartidas pelo patrocínio de 50 mil euros atribuído pela câmara municipal, para dormidas e refeições dos técnicos e artistas envolvidos nas filmagens no Gil Eannes. Lusa

Sugerir correcção