Torne-se perito

Em cinco noites, cinco séries americanas que marcaram as últimas três décadas

Biography exibe documentários sobre Miami Vice, Beverly Hills, Três é Demais, 24 e Blossom

a O agente para todo o serviço Jack Bauer , as gémeas Olsen, os gémeos Brenda e Brandon Walsh, o patinho feio Blossom e os polícias de blazer de manga arregaçada Sonny Crockett e Rico Tubbs. São protagonistas de cinco séries de televisão que, embaladas numa sessão temática de cinco noites no canal de cabo Biography, marcaram as últimas três décadas. Entre a noite de hoje e a de sábado, sempre às 21h, passam os documentários produzidos pelo canal norte-americano E! dedicados a cinco títulos da ficção televisiva norte-americana: Miami Vice, Beverly Hills 90210, 24, Três é Demais e Blossom.
Quase todas estão ainda no imaginário colectivo. E ou as suas estrelas se tornaram famosas à escala mundial ou o seu título se tornou uma marca tão forte que deram origem a novos produtos. Miami Vice foi recauchutado e tornado filme de acção de Michael Mann em 2006. As gémeas Olsen de Três é Demais (Full House) são uma das duplas de jovens actrizes mais ricas do mundo, com a sua própria marca de roupa e franchise de filmes.
E a série que tornou o código postal de Beverly Hills conhecido em todo o planeta está a caminho da ressurreição. Depois do spin-off Melrose Place, a fórmula do criador Aaron Spelling volta a ser aplicada, desta feita no canal de cabo CW, que encomendou ao criador de Veronica Mars (Fox Crime), Rob Thomas, um episódio-piloto sobre uma nova família com dois adolescentes de 16 anos a viver no luxuoso bairro de Los Angeles.
Blossom, por seu turno, não deu sucesso meteórico à protagonista, Mayim Bialik, que ainda assim entrou recentemente num episódio de Calma, Larry (RTP2 e Fox), mas deu fôlego à carreira do actor secundário Joey Lawrence, que agora anda por CSI: Nova Iorque. E quanto a 24, a série da Fox vai para a sétima temporada, com Kiefer Sutherland ainda no papel de Jack Bauer.
Quando não havia cabo
Em Portugal, estas séries estão marcadas pela televisão pública. Todas foram transmitidas pela RTP e/ou RTP2. Na década de 80, a televisão era um latifúndio, propriedade única do Estado, no qual todos os programas tinham um potencial aglutinador muito maior: não havia opções e não havia, como hoje, mais de 140 séries americanas em exibição no país. Os programas eram quase transversais ao total da população.
Avançando para os 90, as televisões privadas já faziam sombra à RTP, mas as séries sobre as quais os programas True Hollywood Story que o Biography transmite continuaram nas grelhas da RTP. E, em fast-forward para o novo milénio, as seis temporadas existentes de 24, a narrativa em tempo real e ecrãs divididos em regime multitasking, também foram parar à RTP 2.
A sessão temática do Biography Channel começa então hoje com a análise de Três é Demais, a comédia de situação onde cresceram as gémeas Olsen e que criou o rapaz-poster John Stamos e o comediante nada familiar Bob Saget. Três é Demais estreou-se em 1987 na ABC e até ao seu final, em 1995, permitiu ver no ecrã o crescimento das gémeas Mary-Kate e Ashley Olsen, que desempenhavam um único papel, o da recém-nascida Michelle Tanner, desde o berço à pré-adolescência. O documentário conta com os protagonistas da série, bem como com o seu criador, Jeff Franklin.
Já Miami Vice (1984-1990) cabe naquelas três grandes categorias do mainstream da produção de ficção televisiva nos EUA: polícias, advogados, médicos. Don Johnson (que não participa no documentário exibido amanhã pelo Biography) e Philip Michael Thomas eram Sonny Crockett e Rico Tubbs. O papel da série na cultura pop vai ser analisado pelo protagonista Philip Michael Thomas, que hoje é crente em poderes mediúnicos e voz de agente policial no jogo de computador Grand Theft Auto: Vice City.
Quinta-feira é a vez de Beverly Hills 90210, que fez o pleno da década de 1990 (estreou em 1990 e terminou em 2000) no canal americano Fox e em dezenas de canais de todo o mundo. O documentário do E! centra-se não só na influência que a série teve na cultura popular, mas também nas vidas dos seus actores, que se tornaram alvos dos paparazzi e cuja vida ainda é, oito anos depois, seguida pelas revistas cor-de-rosa.
Blossom ocupa a noite de sexta-feira. Mayim Bialik e outros actores do programa, bem como o criador da série, Don Reo, comentam a série. Para o fim fica uma série ícone do novo milénio: 24. O documentário revisita a carreira de Kiefer Sutherland antes do papel de Jack Bauer e regressa a personagens populares da série que, vítimas do ritmo insaciável de 24 e da sua escrita sem medo de arriscar, foram desaparecendo. Tony Almeida, Nina Meyers ou Sherry Palmer e os actores que os incorporaram voltam para uma última cena.

Sugerir correcção