Torne-se perito

Dez anos de crimes violentos relacionados com negócios da noite

199716 de Abril (Mea Culpa) Um grupo de homens encapuzados entra na boîte Mea Culpa, em Amarante, onde estavam cerca de três dezenas de pessoas. Regam o espaço com gasolina à vista de todos e pegam-lhe lume. O incêndio mata 13 pessoas e deixa outras feridas. Prova-se em tribunal que o ataque foi encomendado pelo proprietário de uma discoteca rival.

200125 Janeiro Numa perseguição policial, após mais um assalto a uma carrinha de transporte de valores em Amarante, elementos do chamado "gang do Vale do Sousa", alguns ligados à segurança da noite, matam um inspector da PJ do Porto. Utilizam uma Kalashnikov.

2006
27 de Março (Maré Alta) Um segurança de 26 anos, do River Caffé, foi baleado nas costas à porta do Maré Alta, por um segurança, chefe da vítima no Bar Show de Bola, na Zona Industrial do Porto.

20077 de Julho (River Caffé) De madrugada, um casal de clientes e um segurança foram baleados quando dois grupos se envolveram num confronto. Segundo a PSP, dois dos feridos não estavam relacionados com o conflito. Na origem deste incidente, do qual resultou um ferido grave, um jovem de 19 anos, terá estado um ajuste de contas. As outras duas vítimas tinham ambas 24 anos.

13 de Julho (El Sonero) Por volta da 1h00, um segurança de 26 anos, Nuno "Gaiato", porteiro do estabelecimento, foi morto a tiro por um de três outros seguranças. A vítima, que também trabalhava no River Caffé, foi atingida na cabeça e no pescoço, uma vez que era conhecida por utilizar sempre colete à prova de bala.

21 de Julho (Number One) Um jovem de 21 anos foi morto acidentalmente, quando tentava impedir um amigo, o autor do disparo, de provocar um conflito ainda maior no interior do estabelecimento. Após um funcionário do Number One lhe ter recusado emprestar um isqueiro, o autor do crime, um jovem de 18 anos, decidiu dirigir-se ao seu veículo para ir buscar uma arma, com que acabou por atingir involuntariamente o amigo que o tentou deter.6 de Agosto (Kizomba) Durante a madrugada, um jovem de 19 anos foi mortalmente agredido por um grupo de jovens, na sequência de um desentendimento que teve início no interior da discoteca. A vítima faleceu devido a vários ferimentos provocados por uma arma branca. O alegado homicida foi detido e está em prisão preventiva.

26 de Agosto (Ribeira) Por volta das duas da manhã, a PSP foi alertada para um tiroteio na Praça da Ribeira. Na origem do incidente terão estado dois grupos de seguranças rivais, mas não houve mortos.

27 Agosto (Chic) Próspero empresário da noite, que tinha discotecas, um conhecido restaurante e dominava o negócio da segurança na noite do Porto. Aurélio Palha, 42 anos, foi morto a tiro à porta da sua discoteca Chic.

29 de Novembro Ilídio Correia, segurança cabo-verdiano, 33 anos, é morto a tiro na Rua de Miragaia, no Porto. Figura ascendente no negócio da segurança da noite - dois irmãos seus lideram o "Grupo de Miragaia" -, é também referência em cobranças difíceis.

9 de Dezembro Conhecido como "Berto Maluco", Alberto Ferreira, 36 anos, segurança e braço-direito do empresário Aurélio Palha, assassinado em finais de Agosto, é alvejado com três rajadas de metralhadora à porta de sua casa em Santo Ovídio, Vila Nova de Gaia. Morre nessa madrugada.

Sugerir correcção