Torne-se perito

Uma tradição em declínio

Quioto e pouco maisEm meados dos anos 50 havia cerca de 40 mil gueixas no Japão, agora são apenas mil. O seu declínio é atribuído a um desinteresse pelas artes tradicionais e pela emergência da cultura do karaoke e outras formas de entretenimento. O "negócio" das gueixas está centrado na antiga capital de Quioto, mas também em outras cidades, incluindo Tóquio, onde 300 gueixas permanecem, e em Atami, a oeste de Tóquio, onde restam apenas 230.

TreinoAntigamente, as raparigas tornavam-se aprendizas de gueixas a partir da idade dos 13 anos, mas agora é ilegal ser aprendiz antes dos 18, excepto em Quioto, onde se aceitam com 15 anos. As aprendizas costumavam aperfeiçoar as suas artes durante muitos anos antes de se tornarem realmente gueixas, mas muitas mulheres que se juntam à profissão agora, em média com 20 anos, começam logo a ser gueixas. As gueixas submetem-se a um rigoroso treino em instrumentos clássicos como o shamisen, a flauta e osw tambores. Elas têm também aulas de dança tradicional, canto e do ritual do chá. Outras competências como a conversação são exercitadas e há segredos proibidos de relatar. Jamais as gueixas podem revelar detalhes das suas conversas com clientes, muitos deles poderosos políticos e grandes executivos.

VestidosAs gueixas pintam a cara de branco, contornam os lábios e os olhos de vermelho. A base branca cobre todo o rosto, pescoço e peito. A nuca é deixada descoberta na forma de W. As aprendizes vestem-se mais vistosamente que uma gueixa mais velha, com quimonos compridos e coloridos. As gueixas mais maduras usam vestidos menos chamativos e já não cobrem o rosto de branco, excepto nas ocasiões especiais.

Origens O negócio de gueixas tem a sua origem em meados do período Edo (1603-1867), quando as gueixas entretinham os homens de poder do distrito de Yoshiwara em Tóquio. A prostituição era legal na altura, mas a profissão de gueixa era facilmente distinguida da de uma prostituta. Havia também "homens gueixa", 470 em meados dos anos 30, mas agora restam apenas quatro que oferecem ao público números cómicos entre as actuações das gueixas.

Sugerir correcção